Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Digressão à África do Sul e Moçambique em junho de 1993

Em 1992/93 o Sporting vestiu camisolas Adidas com patrocínio Água Caramulo. Mas nem sempre. No início da época as camisolas não tinham patrocínio, e só a partir da 4ª jornada do Campeonato Nacional é que o patrocínio às águas do presidente Sousa Cintra apareceu pela primeira vez.

O que é mais desconhecido é que o Sporting usou um patrocínio especial no fim da época. Após o fim de Campeonato Nacional, o Sporting fez uma pequena digressão a África, com dois jogos na África do Sul e um jogo em Moçambique. Esta digressão foi fomentada pelo presidente do Núcleo Sportinguista da África do Sul, Sr. Silvério Silva, e, provavelmente como forma de comparticipar nas despesas inerentes, contou com patrocínios especiais nas camisolas leoninas. O patrocínio principal foi Novo Mundo Travel, em faixa de pano cozida sobre o patrocínio Água Caramulo impresso nas camisolas. Na realidade, a Novo Mundo Travel é uma agência de viagens sul africana fundada em 1972 precisamente por Silvério Silva, e que ainda hoje existe. Há ainda patrocínios nos dois braços, um deles "A camisa - Mark of excellence" e o outro "R Roxo Law Offices", e que também ainda existe com o nome Roxo Law. Assim sendo, parece que o apoio ao Sporting funcionou e valeu a pena.

O Sporting jogou a 12 de junho com o Hellenic na Cidade do Cabo, vencendo por 5-0, e no dia seguinte contra o campeão Sul Africano, o Moroka Swallows em Joanesburgo, averbando uma vitória por 3-0. A 17 de junho o Sporting jogou no Maputo contra a equipa local do Desportivo do Maxaquene. Pois bem, não temos ainda fotos de nenhum dos jogos, mas temos uma foto do balneário em que se vê um detalhe do patrocínio A Camisa, a qual mostramos no fundo desta página. E conseguimos uma das camisolas, de um suplente desconhecido visto que no Jornal Sporting não vem detalhado os números dos jogadores, e aliás no jogo contra o Maxaquene nem sequer diz quem jogou, apenas que ganhámos 6-0

As outras novidades estão na página das novas camisolas da colecção. Se preferir, pode ver todas as camisolas do Sporting.

Sporting Clube de Portugal

1992/1993

Camisola de jogo usada na digessão à África do Sul e Moçambique em junho de 1993

Camisola Adidas, do Sporting. Camisola de jogo do Sporting usada na digessão à África do Sul e Moçambique em junho de 1993

O balneário

Esta foto chegou-nos às mãos, o que muito agradecemos.

o balneário na digressão à África do Sul


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade