Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


As primeiras camisolas Adidas do Sporting, sem patrocínio

O Sporting começou a equipar Adidas em 1992/93. Como já referimos noutra página, nessa primeira época não havia contrato de patrocínio entre o Sporting e a Adidas, coisa que só aconteceu na época seguinte, 1993/94.

Essa primeira época do Sporting com equipamentos Adidas está marcada na memória dos sportinguistas pelo patrocínio das Águas Caramulo do então presidente Sousa Cintra. Foram vendidas na Loja Verde muitas camisolas aos adeptos com o Águas Caramulo! Talvez pela novidade de equipar uma das maiores marcas mundiais, talvez por ter jogadores extraordinários, não sabemos. Camisolas Adidas com patrocínio FAXE são mais raras.

Então, que camisola é esta, sem patrocínio, e com o emblema claramente diferente do que é normal para as camisolas Adidas do Sporting? Ora bem, o patrocínio Águas Caramulo não foi introduzido logo no início da época. Os jogos amigáveis da pré-época foram todos jogados com equipamentos sem patrocínio. E mesmo as primeiras três jornadas do Campeonato Nacional foram jogados com camisolas sem patrocínio. Só a partir da 4ª jornada, a 12 de Setembro de 1992, num jogo que empatámos em Braga, é que a publicidade às águas do presidente apareceu pela primeira vez.

Esta camisola Adidas não é de jogo, mesmo nos amigáveis os equipamentos usados tinham número nas costas. Temos fotos de todos os jogos e podemos comprovar isso. Mas também não nos parece que seja da Loja Verde. Para além disso, a fonte desta camisola é mesmo um jogador do Sporting, o Peixe. Então, concluímos que esta camisola é uma das primeiras camisolas Adidas que foram distribuídas aos jogadores, provavelmente para treino, ou então é uma camisola inacabada, feita na pré-época, e depois com a chegada dos equipamentos com o Águas Caramulo não chegou a ser usada. Seja como for, é muito bonita!

 

Sporting Clube de Portugal

1992/1993. Camisola player issue, sem patrocínio

Com agradecimentos a Gustavo Tomás

equipamento do Sporting 1992/1993. Camisola player issue, sem patrocínio

Esta foto é do jogo da primeira jornada do Campeonato Nacional de 1992/93, em que o Sporting empatou em Alvalade contra o Tirsense a zero bolas.

As primeiras camisolas Adidas do Sporting, sem patrocínio. 1992-08-22 1ª Jornada SPORTING - Tirsense


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade