Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Colecionismo de camisolas oficiais de jogo de futebol

No mundo do colecionismo de camisolas de futebol, e em particular de camisolas oficiais usadas em jogo, há de tudo. Há os colecionadores "puros", que apenas colecionam, há os vendedores "puros", que são negociantes de camisolas tal como há negociantes de selos ou de discos de vinil antigo, e há ainda os colecionadores/vendedores, que por um lado têm uma coleção própria e por outro lado também negoceiam camisolas.

Dentro dos colecionadores "puros" há os que se ajudam uns aos outros, e esta entreajuda no colecionismo é das coisas boas que a atividade tem. A entreajuda faz com que se consigam obter peças que de outra maneira seria impossível, ou pelo preço, ou pelo acesso a elas. Há também os reservados, que não se dão a conhecer nem participam nos grupos de colecionadores, nem mostram nem partilham as suas coleções. É uma opção viável para quem tem muito dinheiro, mas como a entreajuda também implica a partilha de informações sobre camisolas e vendedores, acabam por ficar sujeitos a comprarem peças de qualidade duvidosa. Há ainda os que participam nas discussões do meio, mas nunca dão informação nem ajuda, apenas pedem e sacam o mais que conseguem. E claro, há misturas de tudo isto.

Os negociantes são, em geral, pessoas com contactos no mundo do futebol. Há os grandes tubarões do colecionismo, que têm acesso direto aos balneários do Real Madrid, Barcelona, Seleção Canarinha, Manchester United, ou outros grandes clubes e poderosas seleções nacionais. No outro extremo, há jovens com família no futebol que conseguem ir arranjando uma camisolas. Pelo meio, há de tudo, desde pessoas com contactos previlegiados com determinado clube, a pessoas que pela sua profissão têm contacto direto com alguma equipa. Ora, se para os colecionadores uma camisola de jogo é uma preciosidade, para um jogador de futebol muitas vezes não passa de um instrumento de trabalho descartável.

Os colecionadores/revendedores usam os seus contactos no mundo das camisolas para aproveitar as oportunidades que lhes aparecem: se colecionam camisolas da equipa A, mas um contacto tem uma camisola da equipa B a bom preço, compram-na e depois revendem, conseguindo assim financiar a sua própria coleção. Isto pode acabar por ser bom para todo o mundo do colecionismo, porque contactos cada um tem os seus, e são preciosos, e ninguém os dá a ninguém. Se alguém consegue uma boa camisola por Y e revende a Y+x, em que o x é pequenino, quem compra ficou a ganhar, porque obteve uma camisola a um preço que é justo, e que provavelmente não conseguiria em leilão aberto. Se por outro lado o x é um X muito grande, então já se trata de abuso.

Por vezes estalam polémicas no mundo dos colecionadores de camisolas oficiais de jogo. Em geral, despoletadas pelo aparecimento de algum vendedor a fazer alguma coisa menos limpa, como ver um anúncio num sítio e tentar vender pelo dobro como se a camisola fosse sua; se algum tolo comprar, ele diz que demora uns dias, compra no anúncio original, e envia para o tolo. Outras vezes são despoletadas por tolice, como aconteceu quando o verdebranco disse a brincar de forma parva que "coleções de camisolas, do Sporting é que são boas", e isso ofendeu muita gente que com justiça disse que cada um sabe de si.

E às vezes são questões de fundo relacionadas com a atitude perante o colecionismo, por exemplo se colecionadores/vendedores têm lugar no mundo do colecionismo ou não. A posição do verdebranco é clara: o essencial é que as pessoas sejam honestas. Já fomos muito ajudados por amigos, até por pessoas que não conhecíamos de lado nenhum (e passámos a conhecer), já ajudámos tanto amigos como pessoas que não conhecíamos de lado nenhum; mas também já comprámos grandes camisolas a preços justos, a quem com elas também ganhou um valor justo. Mostramos aqui duas das nossas mais recentes aquisições, vindas de origens muito diferentes. Concluímos que ainda bem que temos amigos, e ainda bem que há vendedores honestos!

Sporting Clube de Portugal

2001/2002. Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal

Camisola de jogo do Afonso Martins. Nesta época, Afonso Martins fez um jogo com a equipa principal do Sporting, e sentou no banco noutro

Camisola oficial do jogador do Sporting Afonso Martins 2001/02. Campeão Nacional

 

Sporting Clube de Portugal

2009/2010

Camisola de jogo do grande Caicedo, modelo Taça UEFA

Camisola de jogo do Sporting do enorme Caicedo 2009 2010, modelo Taça UEFA

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade