Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola do Guildford & Godalming Rugby Football Club

Na colecção verdebranco cabem camisolas do Sporting; das Filiais do Sporting; e de outros clubes que usem camisolas às riscas verdes e brancas, ou semelhantes às camisolas Stromp. No início da colecção, a interpretação do que é um equipamento nessas condições era um pouco vaga, e foi assim que cá veio parar o equipamento listado da equipa italiana Polisportiva Capri, em que as riscas vão mudando de largura.

Há também camisolas sem riscas nas costas, como a do Lechia Gdansk. Essas provavelmente até estão bem enquadradas na colecção, pelo menos desde o aparecimento das camisolas do Sporting com um "buraco branco" ou "buraco verde" nas costas. No entanto, equipamentos bipartidos com o verde no lado oposto ao dos equipamentos Stromp, como o do Feyenoord ou do Werder Bremen, claramente não deviam estar nesta colecção. Agora que já estão, ficam, mas em princípio não queremos mais corpos estranhos. Por exemplo, a camisola alternativa da Costa do Marfim usada no campeonato mundial de 2010 na África do Sul não está nem vai estar aqui, porque tem risquinhas amarelas fininhas sobre as listas verdes, e tem o ombro direito a verde.

Mas então, o que está aqui a fazer uma camisola listada mas que não tem riscas verde brancas puras, já que tem risquinhas secundárias? Simples: é de Guildford, a capital do condado de Surrey, das colinas verdejantes de Inglaterra. Aliás, é do clube de râguebi de Guildford e Godalming (outra vila de Surrey, ligada a Guildford pelo rio Wey), que em 2002 se juntou ao Old Guildfordians RFC para formar o Guildford Rugby Club que existe hoje em dia. E isso, como é óbvio, faz toda a diferença.

Guildford & Godalming Rugby Football Club

Camisola de jogo desta equipa de râguebi.

equipamento do Guildford & Godalming Rugby Football Club

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade