O equipamento Sporting na época 1989/1990: da FNAC para a Nissan
Mais uma vez o modelo do equipamento do Sporting, fabricado pela marca dinamarquesa Hummel, se manteve igual ao equipamento da época passada. A diferença resume-se ao patrocinador, que este ano foi a marca de automóveis japonesa Nissan.
Os equipamentos semelhantes ao Stromp usados em 1987/88, mas que na realidade não são Stromp, não foram usados pela equipa principal de futebol. Foram usados por jogadores das camadas jovens (há fotos por exemplo de jogos da equipa de juniores do Sporting com essas camisolas), e também por algumas modalidades, como o Andebol.
O equipamento alternativo do Sporting Clube de Portugal nesta época foi todo branco. Na realidade, os clássicos equipamentos alternativos do Sporting são tradicionalmente ou todos verdes ou todos brancos. Apenas no fim dos anos 90 é que apareceram as inovações, com equipamentos alternativos multi-coloridos.
No início das épocas 1987/88 a 1989/90, o Sporting usou várias vezes camisolas sem patrocínio. Tanto quanto saibamos, foram sem exceção camisola de mangas curtas. Camisolas Hummel de mangas compridas listadas usadas em jogo pela equipa sénior de futebol, tanto quanto saibamos, foram todas com patrocínio. Existem camisolas Hummel listadas de jogo sem patrocínio, mas tanto quanto saibamos foram usadas apenas pelas equipas da formação.
Sporting Clube de Portugal
1989/90. Camisola listada Hummel, réplica
Com agradecimentos a Hugo Gouveia - Sócio 25.841-0, e a Valdemar Gonçalves - Sócio do CD Nacional, que adquiriu a camisola no Funchal
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Equipamento usado em jogo, pelo jogador Venâncio
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Camisola de jogo, do Douglas. Patrocinador Nissan
Com agradecimentos a #O_Leão_Do_Atlântico
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Equipamento da equipa. Equipamentos com números assim não foram usados em jogo
Com agradecimentos a Bruno Fernandes
Sporting Clube de Portugal
1989/190
Equipamento usado por Paulinho Cascavel na segunda mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA de 1989/90. O jogo foi contra o Nápoles a 27 de Setembro de 1989, e acabou empatado 0-0, tal como tinha sido em Alvalade. O Sporting perdeu nos penalties.
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Equipamento de jogo do Sporting, Hummel, patrocínio Nissan, modelo de equipamento com gola de abas brancas
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Equipamento da equipa, Hummel com patrocínio Nissan. O número foi retirado das costas antes de ser oferecida ao roupeiro do Vitesse (Holanda) em Novembro de 1990 aquando de visita do Sporting. Gola com abas verdes.
Equipamentos alternativos em 1989/90: de novo branco
Nesta época, as camisolas alternativas foram todas em branco. Note-se que só a partir de 1998/99 é que se introduziram equipamentos alternativos de outras cores que não o branco ou o verde. Como de costume em camisolas alternativas brancas do Sporting, os números de jogador nas camisolas de jogo foram em verde, tal como todos os outros restantes detalhes, com excepção do patrocínio Nissan a negro.
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Camisola alternativa de jogo, do Paulo Torres ou Miguel
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Camisola alternativa de jogo, do Luizinho ou Leal. Modelo usado em apenas dois jogos, contra o Vitória de Setúbal e Portimonense
As camisolas de 1990/91 da Hummel?
Esta camisola é algo de desconhecido. Pensamos que será um sample, modelo de teste produzido pela Hummel para a época 1990/91. Isto porque o estilo das mangas é exatamente o que a Hummel fez para a seleção da Dinamarca nessa ano. Mas como se sabe o Sporting escolheu a Umbro.
Sporting Clube de Portugal
1990/91. Camisola listada da Hummel. Sample da marca, nunca chegou a ser adotado visto que o Sporting passou a vestir Umbro
Com agradecimentos a Pedro João