Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Equipamento de guarda-redes amarelo Adidas, anos 1980

Nos anos 1980, entre 1982/83 e 1987/88 os equipamentos do Sporting foram feitos pela Le Coq Sportif. No entanto, nesse período os guarda redes da equipa principal sénior do Sporting nunca ou quase nunca usaram equipamentos Le Coq Sportif. Usaram a maior parte das vezes equipamentos da germânica Uhlsport, na altura a marca de topo para guarda-redes.

Os equipamentos de guarda-redes da Le Coq sportif foram usados pelas camadas da formação do Sporting, mas as fotos da época mostram que estas também usaram frequentemente equipamentos da Uhlsport e ainda da Adidas. Mostramos aqui um desses equipamentos, que vem de alguém próximo ao guarda-redes guineense Du, que militou nos juniores do Sporting até 1986/87, antes de se tornar sénior jogando noutros clubes.

As outras novidades estão na página das novas camisolas da colecção. Se preferir, pode ver todas as camisolas do Sporting.

Sporting Clube de Portugal

1985/86 - 1986/87

Equipamento de jogo do Dú, guarda-redes dos juniores do Sporting

Com agradecimentos ao Portal Sporting Memória pelas informações

Camisola Adidas de jogo do Du, guarda-redes dos juniores do Sporting nos anos 1980


Juniores do Sporting 1982/83

Esta foto vem do Armazém Leonino, é o plantel dos juniores que foram campeões em 1982/83. O guarda-redes de amarelo é o Serambeque. Não se consegue ver bem se a camisola tem as riscas diagonais ou não. O emblema do sporting está presente. Um facto curioso é que é indubitavelmente um equipamento Adidas como se vê pelas três riscas, mas o emblema da Adidas não está no lado direito do peito como de costume. Talvez para não entrar em conflito com o contrato com a Le Coq Sportif, mas há muitas fotos da mesma altura em que se vê bem a marca Uhlsport ou Adidas.

Juniores do Sporting 1982/83: camisola Adidas amarela com emblema

Reservas do Sporting 1985/86

Esta é mais uma foto do Armazém Leonino, é da equipa de reservas que derrotou o Benfica por 2-1 no jogo decisivo disputado a 23 de Janeiro de 1986. O Sporting acabou por se sagrar campeão nacional de resrvas da AFL. A camisola envergada pelo Sérgio é claramente o modelo em apreço, Adidas amarela com riscas diagonais. Não tem nem o emblema do Sporting nem a marca Adidas à frente. De resto, parece ficar um pouco curta ao Sérgio, como ficaria se fosse de algum júnior!

Reservas do Sporting 1985/86: camisola Adidas amarela sem emblema

Juniores do Sporting 1986/87

Recorremos agora ao acervo do Portal Sporting Memória para mostrar esta foto, a preto e branco mas indubitavelmente de uma camisola Adidas muito semelhante. Não sabemos quem é o guarda-redes, apenas que é a equipa de juniores que disputou a final de um torneio organizado pelo Olivais e Moscavide em 1986/87. Aqui vê-se muito bem o emblema da Adidas, enquanto que o Leão Rompante do Sporting mais uma vez está ausente.

Juniores do Sporting 1986/87: camisola amarela com emblema Adidas

Juniores do Sporting 1986/87

Mais uma foto, que nos foi enviada pelo Portal Sporting Memória, corresponde à final do campeonato nacional de juniores, um jogo disputado nas Antas no Porto que o Sporting perdeu com uma arbitragem muito caseira. Aqui vê-se o próprio Dú a envergar o mesmo modelo de camisola, mais uma vez sem o emblema do Sporting.

Juniores do Sporting 1988/87: camisola amarela com emblema Adidas

Conclusão e Agradecimento

Considerando que na foto de 1982/83 não se vê bem se a camisola tem riscas diagonais ou não, e que é de uma época bem mais recuada que as outras, concluímos para já, até encontrarmos prova fotográfica que o desminta, que este modelo de equipamento de guarda-redes foi usado nos meados dos anos 1980 pelos juniores e pelas reservas do Sporting, sempre sem emblema do Sporting. Por vezes a marca Adidas estava no sítio do costume à frente, e por vezes estava ausente.

O Verdebranco gostaria de agradecer ao Portal Sporting Memória e ao Armazém Leonino, onde fomos encontrar as fotos que aqui mostramos.


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade