Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola marca Cosmos do Sporting, de 1981. A primeira marca leonina

Já aqui mostrámos duas camisolas de marca Cosmos. Até agora não tínhamos a versão de mangas curtas, apesr de mostrarmos no verdebranco - vários colecionadores amigos têm, incluindo do Manuel Fernandes e de outro jogador. Finalmente conseguimos adquirir este exemplar, um número três, portanto será de um defesa central. Estava no Brasil, de onde veio parar ao verdebranco depois de alguma negociação, o costume nestas andanças. Mostramo-la aqui juntamente com as duas de mangas compridas.

A Cosmos na realidade não foi a primeira marca a vestir o futebol do Sporting. Algumas das camisolas de algodão dos anos 1970 ainda têm o nome da fábrica de confecções que as fez. No entanto, isso não era bem uma marca, mas sim encomendas feitas, provavelmente caso a caso, e provavelmente usando um númeor restrito de empresas, muitas vezes usadas por outros clubes de Lisboa como o Benfica, Belenenses e outros. Talvez seja por isso mesmo que há camisolas desses clubes dos anos 1960 e 1970 em tudo iguais a camisolas do Sporting dos mesmos anos, exceto na cor.

Esta marca Cosmos, portuguesa, não deixou marca nem grandes recordações - não somos capazes de encontrar nada sobre ela. Uma coisa podemos dizer, é que estas camisolas são provavelmente as camisolas do Sporting com o tecido de pior qualidade que alguma vez existiram. É uma mistura 53% polyester, 32% algodão e 15% viscose, extremamente fino, ao ponto de se ver à transparência. Este tecido praticamente poderia ser usado para fazer rede de camaroeiros. Não sabemos se os jogadores gostaram se não. Sabemos que foram usadas em 1980/81 e 1981/82, no primeiro ano tanto sem patch de campeão nacional na pré-épca, depois com patch; em 1981/82 sem patch, claro.

Depois da Cosmos veio a Puma, e depois a Le Coq Sportif, mas isso são outras histórias.

Sporting Clube de Portugal

1981. Campeão Nacional e vencedor da Taça. Camisola de jogo Cosmos, provavelmente de 1981. Em 81 em Janeiro usaram-se camisolas iguais, mas com escudo de campeão. Em Fevereiro a Puma tornou-se o fornecedor. Em 81/82 voltaram a haver equipamentos do Sporting sem marca, deste modelo. O tecido é de muito má qualidade, provavelmente o pior que o Sporting alguma vez teve.

Equipamento de futebol de jogo  marca Cosmos do Sporting, 1981


As três camisolas juntas

Tres camisolas Cosmos de 1981, Sporting

Equipamentos de jogo Cosmos


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade