Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola de jogo do clube alemão FC Wegberg Beeck

Após a primeira Guerra Mundial e do sofrimento resultante, os habitantes do bairro Beeck da vila Wegberg do estado alemão Nordrhein-Westfalen procuraram novamente a socialização e o exercício físico, como em toda a Alemanha.

Em fevereiro de 1920, devido à intensa vontade popular, o futebol foi introduzido em Beeck pela mão de Franz Bertram, que instituiu o "Sports Club 1920 Beeck". O campo de desporto era um simples relvado ao pé do rio Beeck. Em 1921 o clube juntou-se a federação de futebol da Alemanha, secção ocidental.

Ao fim de alguns anos, e com a ajuda do município, foi arrendado um terreno ao pé do parque da cidade. Com um trabalho imenso e minucioso, surgiu um complexo desportivo. A inauguração aconteceu como parte de um festival desportivo, e foi celebrada por toda a população. Pela primeira vez, a única equipa de futebol da terra apareceu com um novo equipamento. Eles optaram por camisolas listadas a preto e vermelho, com colarinho e calças pretas. Como emblema do clube foi escolhido um trevo de quatro folhas verde, em campo vermelho.

O clube cresceu continuamente e também os mais jovens começaram a jogar. Nos primeiros dez anos após a sua fundação, o clube passou por um período de esplendor, que de seguida, foi subitamente interrompido pela segunda Guerra Mundial. Quando a guerra acabou, foi novamente Franz Bertrams quem com o apoio de alguns idealistas entusiastas do desporto, refundou o "Sports Club 1920 eV Beeck". Nos anos seguintes, o número de habitantes de Beeck aumentou, e também o número de sócios da associação.

Em julho de 1996, o clube foi finalmente rebatizado "FC Wegberg-Beeck 1920 eV". Após seis anos de um futebol bonito e grandes jogadores e adversários (incluindo Rot-Weiss Essen e Wuppertal SV), surgiu a insolvência em 2002 - um dos momentos mais difíceis da história do clube. Com o fim de alguns patrocínios, o clube não conseguiu aguentar os seus compromissos, comprometendo assim a conclusão da temporada.

Ainda assim, a equipa conseguiu ficar na Oberliga Nordrhein, até que teve que novamente capitular por causa da falta de dinheiro. Deu-se então a descida voluntária para a divisão regional, e um novo começo do clube, que na última década tem militado na 5ª ou 6ª divisão alemã.

Esta camisola alternativa é de jogo, e fora de Beeck deve ser praticamente caso único. Agradecemos a João Almeida da Sports Vintage Shirts não apenas o feito de a ter desencantado, mas a amizade de a ter oferecido à coleção Verdebranco.

FC Wegberg Beeck

Camisola alternativa de jogo deste clube fundado em 1920, que costuma andar na Mittelrheinliga, correspondente à 6ª divisão alemã. As cores do clube são o vermelho e negro

Com agradecimentos a João Almeida de Sports Vintage Shirts

equipamento do FC Wegberg Beeck, Mittelrheinliga, Alemanha

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade