Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola do Da Costa trocada com Márcio do Atlético Mineiro no fim de um jogo particular

É raro conseguirmos descobrir o jogo em que camisolas antigas foram usadas. Aliás, normamente eram usadas durante muitos jogos, por vezes anos a fio! Mas por vezes conseguimos saber o último jogo em que foram usadas - se por acaso no fim do jogo tiverem sido trocadas com outro jogador, que a guarda até chegar às nossas mãos. Por vezes ainda o próprio jogador fica com a camisola por ser de um jogo especial para ele. Este é um desses casos!

Esta camisola vem do Márcio, defesa lateral brasileiro dos anos 1970 que jogou no Atlético Mineiro. Ora o Atlético só fez dois jogos contra o Sporting, ambos amigáveis: um deles em Setembro de 1974; e o outro em 18 de Agosto de 1977. Ora este modelo de camisola, com o número assim recortado a negro directamente sobre as listas verde brancas, tanto quanto saibamos não foi usado em 1974/75, época em que os números estavam sempre por cima de um quadrado de pano branco. Pelo contrário, em 1977/78 já apareceram, pela primeira vez nesta década, os números apostos directamente sobre a camisola. Com isto, identificámos o jogo exacto!

E conseguimos também identificar o jogador, que é o Da Costa; também brasileiro, jogou como titular nesse jogo na posição correspondente ao número 5, e temos fotos dessa época que confirmam que quando titular efectivamente usava o número 5.

Sporting Clube de Portugal

1977/1978

Camisola usada em jogo por Da Costa, trocada com o brasileiro Márcio no fim do jogo contra o Atlético Mineiro a 18 de Agosto de 1977

Camisola do Da costa Sporting - Atlético Mineiro 18 de Agosto de 1977


Comparação com outra camisola semelhante

De forma muito interessante, constatamos que o número é em pano grosso, enquanto que outras camisolas semelhantes, com a mesma gola e o número directamente em cima da camisola, têm o número em feltro. Ficamos a saber que houve modelos diferentes de camisolas muito parecidas umas com as outras. Suspeitamos que este modelo, com o número em pano, foi usado em 1977/78, e o outro, com o número em feltro, em 1979/80. Mostramos em baixo, à esquerda, uma camisola que acreditqamos ser de 1979/80, e à direita esta camisola de 1977.

camisolas do Sporting de 1977 e 1979

E as mangas também são diferentes, no remate o ponto é diferente e o tecido também, como se vê na foto

ponto e tecido diferentes em duas camisolas antigas

 

Sporting Clube de Portugal

Camisola da mesma altura com número de jogador feito em material diferente

Camisola da mesma altura, por um jogador do Sporting desconhecido, com número de jogador feito em material diferente

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade