Equipamentos estranhos do Sporting - parte 4. Equipamentos de 2006/07
Equipamentos estranhos do Sporting há muitos e cada vez mais, por um lado porque aparecem camisolas antigas novinhas em folha vindas de verdadeiros artistas, por outro, a verdade é que à medida que vamos pesquisando melhor e tendo mais informação, descobrimos coisas que não sabíamos, e equipamentos que antes pensaríamos serem falsos, acabam por se revelar serem verdadeiros. Aqui vamos mostrar dois equipamentos de 2006/07, um listado e um Stromp. Um deles, de certeza que não é usado em jogo, o outro não temos a certeza. Mas ambos passaram pelas mãos de jogadores do Sporting, e é do Sporting que vêm.
Camisola Stromp do Farnerud, da bwin Liga
Pois começamos pelo melhor: um equipamento Stromp, bonito como sempre, neste caso, é o modelo da bwin Liga. Tem todos os sinais de equipamento de jogo, mas há um pequeno problema: esta época, 2006/07, foi uma daquelas em que não foram usados equipamentos Stromp no campeonato nacional. Só nas Taça de Portugal. Então, a primeira ideia é que usado em jogo não pode ser de maneira nenhuma! Acontece que fomos à procura de fotos da época, e na Taça de Portugal foram estas mesmas camisolas, com o patch da liga, que foram usadas. Concluímos que é um equipamento de jogo do Pontus Farnerud, jogador sueco que não se pode dizer tenha sido uma grande estrela, mas a verdade é que nos dois anos que esteve no Sporting, ganhou duas Taças de Portugal. E já agora, uma correcção feita em 2014 ao texto que originalmente foi escrito em 2013: a camisola é de 2007/08. Distingue-se por ser feita na Turquia, as de 2006/07 são feitas em Portugal.
Sporting Clube de Portugal
2006/2007
Camisola Stromp preparada para Farnerud. Modelo da Bwin Liga, que não chegou a ser usado
Equipamento listado de um ex-jogador, modelo réplica
Pois entre o Farnerud e este ex-jogador do Sporting, preferimos o Farnerud, mil vezes. Falemos antes da camisola. À primeira vista íamos logo dizer que este equipamento de jogo não é, e se tem o patch da liga, é algum engano ou martelação. Isto porque é bem sabido que em 2006/07 as mangas dos equipamentos de jogo foram completamente diferentes das réplicas vendidas na loja. Os equipamento de jogo eram feitos de duas peças apenas - frente e costas, enquanto que as réplicas eram feitas de 4 peças - frente, costas, e mangas, cosidas ao corpo. É esta segunda alternativa que aqui vemos, tipicamente camisola de loja.
Sporting Clube de Portugal
2006/2007. Camisola preparada para João Moutinho e assinada por ele. Este modelo, igual às réplicas vendidas na loja e diferente das camisolas de jogo normais, foi usado em campo por alguns jogadores do Sporting nalguns jogos
Autógrafo do jogador na camisola
Uma coisa é o autógrafo do jogador, que por si só não quer dizer nada. Não é difícil ter um jogador do Sporting a assinar uma camisola, acontece muitas vezes, tanto em ocasiões organizadas pelo clube, como com adeptos a irem ter com os jogadores e pedirem uma assinatura. E depois, hoje em dia, vê-se cada vez mais camisolas antigas novinhas em folha, e com assinaturas de glórias do passado, também acabadinhas de fazer. Nós temos camisolas com a assinatura deste ex-jogador do Sporting, e são suficientemente parecidas para esta parecer verdadeira, mas visto ser fácil obter assinaturas, não quer dizer nada.
Equipamentos de loja usados em jogo
Outra coisa é quando sabemos que em 2006/07, tal como por exemplo em 2012/13, houve jogadores do Sporting a vestir camisolas de loja em campo! E isto em jogos oficiais, tanto do campeonato nacional como da Taça de Portugal. Mostramos em baixo uma foto de um desses jogos, que o Sporting ganhou, e onde um jogador, o Marco Caneira, veste uma camisola de loja. Há mais fotos de outros jogos nas mesmas condições. Acontece, no entanto, que 2006/07 é uma época que ainda não pesquisámos completamente, e portanto não sabemos em todos os jogos que equipamentos foram usados. Dos não muitos jogos que temos fotos, este ex-jogador usou sempre em jogo equipamentos de jogo. Mas não temos nem 1/3 de todos os jogos, e como tal, para já ficamos na dúvida sobre este equipamento.