Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Duas camisolas protótipo do Sporting, 2009/10: listada e alternativa

A época 2009/10, em termos de equipamentos, ficou marcada pelas camisolas principais mais feias de que há memória. O modelo usado, com as "garras do Puma", não se adequou a uma camisola listada como a do Sporting. Os equipamentos alternativos seguiam o mesmo modelo, e à parte o verde fluorescente que quase doía a olhar, eram bonitos.

Essa foi uma época em que parece que o Clube teve alguma dificuldade em encontrar um consenso em torno do modelo final; já aqui mostrámos dois tipos de camisolas protótipo diferentes. Uma delas tinha a frase "Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa" Visconde de Alvalade (Fundador do Sporting Clube de Portugal, 1906), e para além disso os detalhes em preto eram tigrados preto/cinzento. A outra versão não tinha o tigrado, e tinha a frase mais simples "SINCE 1906". Ambas tinham muitas outras diferenças em relação ao modelo final aprovado, inclusive no tamanho e forma dos rectângulos brancos que faziam as vezes de riscas.

Uma nova versão: camisola listada de mangas compridas, tigrada

Pois conseguimos mais dois protótipos da mesma época. Um deles é semelhante ao equipamento "tigrado" de mangas curtas que já tínhamos, a grande diferença é que é de mangas compridas. Claramente, o Sporting manda fazer diferentes versões antes de avançar para a produção do modelo final.

Sporting Clube de Portugal

2009/2010

Protótipo da Puma. Equipamento de mangas compridas com muitas diferenças relativamente ao modelo final aprovado

Sample da Puma. Camisolas de mangas compridas sem patrocínio nunca foram vendidas ao público

Tigrado na manga direita e nas costas, e a célebre frase

Tal como na versão de mangas curtas, só o debruado da manga direita é que apresenta o tigrado, e a manga esquerda mantém-se em negro. Note-se que a forma do remate é diferente do modelo final vendido ao público e usado pelos jogadores. A frase do Visconde de Alvalade é um autocolante térmico transparente que tem a frase em amarelo. Sinceramente ainda bem que não foi isto que se fez na versão final! Parece uma tentativa de apelar ao orgulho sportinguista, disfarçando o facto de a camisola ser a menos "à Sporting" que alguma vez tivemos.

As mangas da camisola protótipo, a direita é tigrada, a esquerda não

Tigrado na parte de cima das costas do equipamento de mangas cimpridas

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa

Um protótipo do equipamento alternativo: a frase do Visconde

Conseguimos ainda uma camisola que ainda não tínhamos visto, um protótipo do equipamento alternativo da mesma época, neste caso de mangas compridas. Esta camisola apresenta a frase do Visconde de Alvalade, também através do mesmo autocolante transparente com as letras em amarelo. Em cima do verde fluorescente, é difícil ver e não fica nada bem! Não sabemos ainda se também houve uma versão deste sample com a frase "SINCE 1906", e se há modelos de mangas curtas, mas suspeitamos que sim! Tem várias outras diferenças, por ex. os Pumas são em branco quando na versão final são a negro.

Sporting Clube de Portugal

2009/2010. Camisola protótipo, sample da Puma. Tem a frase "Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa" a dourado na frente

Sample da Puma. Camisolas de mangas compridas sem patrocínio nunca foram vendidas ao público

Mangas diferentes, e de novo a frase do Visconde

Neste protótipo, não há o tigrado, até porque a camisola é toda verde. No entanto, o modelo do remate das mangas é o mesmo que o protótipo listado tem, diferente (maior e mais quadrado) do que foi depois adoptado na versão final. A frase do Visconde de Alvalade, tal como já dissemos, não se consegue ver bem. Aliás, quando comprámos a camisola não percebemos que a frase estava lá! Na foto do vendedor, que até era nítida, não se conseguia ver.

As mangas da camisola alternativa protótipo, de feitio diferente

A frase do Visconde, quase ilegível em amarelo sobre verde

Encontra mais camisolas de teste do Sporting aqui e todos os equipamentos de 2009/10 aqui.


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade