Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola antiga do Sporting feita para adeptos pela casa de desporto King Sport de Espinho

Deixámos aqui há pouco a nossa opinião sobre o colecionismo de camisolas de futebol. Um dos pontos que focámos foi que a entreajuda entre colecionadores é muito importante, e um dos pontos mais positivos do colecionismo. A camisola que aqui mostramos é um grande exemplo disso mesmo.

A camisola foi terrivelmente mal anunciada num leilão aberto: "F.C.Porto S/M sweater/shirt womens size S/M". Não há colecionador de camisolas do Sporting que veja um anúncio destes! Ora aconteceu que um colecionador do Porto viu o anúncio e transmitiu aos seus conhecidos do Sporting. Podia não ter feito nada, mas decidiu ajudar. O verdebranco achou que não devia ser camisola de jogo, mas sim uma camisola antiga de adeptos, e decidiu licitar. Um outro colecionador do Sporting, amigo, também licitou, mas depois reparou que tinha chegado depois, e pura e simplesmente desistiu do leilão a favor do verdebranco. E foi assim que acabou por custar €16, apenas.

A camisola, como se vê em baixo, tem uma etiqueta com o fabricante, que é a casa King Sport - Tudo para desporto, de Espinho. A etiqueta até tem uma morada, Rua 62 nº 97, e um número de telefone com seis algarismos, o 923380! Há muito tempo que isto já não se usa em Portugal. Fomos averiguar, e a King Sport ainda existe, na mesma morada! Contactámos a empresa via email, a saber se nos podiam dar mais alguma informação, e a resposta veio célere e simpática:

"Realmente foi muito bom recordar…
A King Sport abriu em 1977, portanto a camisola que adquiriu foi vendida provavelmente em fins de anos 70 ou princípios dos anos 80. Na altura as grandes marcas ainda não tinham as réplicas das camisolas dos jogadores e se os adeptos queriam “vestir a camisola” nós tínhamos a nossa “marca branca”.
Sempre fizemos questão de manter os nossos clientes satisfeitos…"

Acrescentamos que na altura o Sporting não era equipado por marcas nem havia ainda a Loja Verde, de forma que as camisolas dos adeptos ou eram feitas por casas como a King Sport ou a Casa das Bandeiras em Lisboa, ou então eram feitas pelos próprios adeptos.

Sporting Clube de Portugal

Anos 1970. Camisola antiga do Sporting feita para adeptos pela casa de desporto King Sport de Espinho, que ainda hoje existe.

Com agradecimentos e um grande abraço a Flávio Lopes e Ivo Costa

Anos 1970. Camisola vintage do Sporting feita pela King Sport de Espinho

frente e costas de camisola antiga do Sporting da King Sport de Espinho

avesso de camisola antiga do Sporting da King Sport de Espinho

etiqueta de camisola antiga do Sporting da King Sport de Espinho


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade