Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


António Luís Alves Ribeiro de Oliveira - jogador do Sporting

António Oliveira foi um grande jogador, que começou a carreira na formação do FC Porto, onde acabou por ganhar dois campeonatos e uma Taça de Portugal. Depois de uma passagem pelo Bétis de Espanha e pelo regresso a Portugal via Penafiel, juntou-se ao Sporting Clube de Portugal em 1981/82, época em que foi uma das peças do "tridente" do ataque leonino, juntamente com Manuel Fernandes e Jordão, preponderante para conquistar a dobradinha. No ano seguinte, como jogador-treinador, conquistou ainda a Supertaça. Jogou apenas quatro anos no Sporting.

Para além de ter sido um jogador genial, foi o autor da famosa frase "Por cada Leão que cair outro se levantará.", imortalizada no antigo Estádio José Alvalade. Fica aqui uma das camisolas que usou ao serviço do Sporting, no jogo frente ao Dínamo de Zagreb, em Lisboa, a 29/09/1982, na vitória por 3-0 depois de uma derrota em Zagreb por 1-0. Este foi um mítico jogo em que Oliveira soube do falecimento do pai, jogou e fez o hat trick que carimbou a passagem à eliminatória seguinte na Taça dos Campeões europeus. Esta camisola foi trocada no fim do jogo com Srecko Bogdan, libero da equipa croata. Depois de dar umas voltas pelo mundo, chegou às mãos de um colecionador estrangeiro amigo português a quem agradecemos disponibilizar fotos, e aqui está para todos poderem apreciar um fantástico pedaço de história leonina e do futebol português.

Encontra as camisolas de outros jogadores do Sporting aqui e todos os equipamentos do Sporting aqui.

Sporting Clube de Portugal

1982/83, camisola usada por António Oliveira no jogo a contar para a Taça dos Campeões Europeus contra o Dínamo de Zagreb da Croácia a 29 de setembro de 1982. O Sporting venceu 3-0 com três golos de Oliveira

Com agradecimentos a Paulo Alexandre

1982/83, camisola usada por António Oliveira
© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade