Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Le Coq Sportif e o Sporting: 8 de abril de 1983

A marca francesa Le Coq Sportif foi lançada em força no mercado português em 1982, com uma gama de vestuário de desporto e lazer, estudada quer em termos de moda, como da qualidade técnica. O distribuidor em Portugal era a Campeão - Calçado de Desporto Lda., com morada na localidade de Ponte, distrito de Guimarães. A Campeão chegou depois a criar a sua própria linha Le Coq Sportif, adaptada às necessidades portuguesas (o verdebranco diria que, tendo em linha de conta alguns dos tecidos encontrados nalgumas camisolas LCS made in Portugal, a necessidade era a de tornar o produto mais barato).

Aproveitando o facto de a Le Coq Sportif ter patrocinado o Open de Portugal de Ténis realizado no início de abril de 1983 nos courts do Jamor, a linha da marca francesa foi apresentada numa gala com 350 convidados em que estiveram presentes estrelas internacionais como o tenista Yannick Noah, então sétimo do ranking mundial de Ténis, e com a presença de modelos vindos de Paris.

O Sporting já era então equipado pela Le Coq Sportif há alguns meses (note-se que no início da época 1982/83 tinham sido utilizados outros equipamentos). Assim, do lado do Sporting esteve presente uma grande delegação, incluindo diretores e jogadores de futebol tais como Manuel Fernandes, Virgílio, Barão, José Eduardo e Bucovak. A verdade é que não sabemos se havia algum contrato de patrocínio, ou se o Sporting apenas adquiria os equipamentos, eventualmente a preços reduzidos.

Independentemente disso, a verdade é que isto foi o começo de uma era dourada nos equipamentos leoninos, com a Le Coq Sportif a fazer nos anos seguintes alguns dos equipamentos mais bonitos que o Sporting alguma vez teve (na era dos equipamentos em tecido sintético, claro; algodão é outra classe à parte).


homenagem a Francisco Stromp - equipa



© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade