Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola usada pelo Keita no jogo de apresentação de 1977/78 contra o Vasco da Gama

Em 1977/78 o jogo de apresentação da equipa foi contra os brasileiros do Vasco da Gama. O Sporting venceu 2-1. O jogo chegou ao intervalo empatado a zero. Na segunda parte o Vasco da Gama marcou primeiro, depois do guarda-redes leonino Valter se confundir com Da Costa, deixando a bola para Roberto fazer o golo à vontade. Mas o enorme Rui Jordão deu a volta ao jogo com dois golos aos 83 e 89 minutos. O primeiro na recarga de um livre direto, e o segundo na sequência de um penalty cometido contra ele mesmo. Nessa época o Sporting acabou por vencer a Taça de Portugal.

Em qualquer dos casos, o que aqui mostramos é a camisola usada pelo Keita nesse jogo. Em geral, camisolas desta altura eram usadas e re-usadas ao longo da época, passando por vezes para a época seguinte até para outro jogador, e em muitos casos acabavam a ser usadas por modalidades. Vemos camisolas dos anos 1970 a serem usadas por modalidades uma década depois. É portanto raríssimo conseguir atribuir-se uma camisola a um jogador específico, e muito menos a um jogo específico. Por vezes podemos dizer "camisola da final da Taça de Portugal", porque foi o últim ojogo em que foi usada. Neste caso, esta camisola foi trocada no fim do jogo com um jogador adversário, o qual a guardou este tepo todo. Em junho de 2020 o verdebranco conseguiu adquiri-la, e praticamente dois meses depois chegou-nos às mãos, com um atraso dos correios de quase dois meses devido ao covid-19.

O que interessa é que finalmente chegou e está aqui, uma camisola maravilhosa, de um dos melhores jogadores estrangeiros que passaram pelo Sporting.

Sporting Clube de Portugal

1977/78. Camisola do Keita usada no jogo de apresentação de 1977/78 a 30 de agosto de 1977, contra o Vasco da Gama. O Sporting venceu 2-1

1977/78. Camisola do Keita

Jornal Sporting: jogo de apresentação de 1977/78 contra o Vasco da Gama


Jogo de apresentação de 1977/78 contra o Vasco da Gama: equipa leonina


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade