Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola do Jaime Pacheco contra o Atlético de Bilbao, 1985

Esta é a 20ª camisola da marca francesa Le Coq Sportif que entra na coleção verdebranco. É um modelo que nos faltava, de mangas compridas com o tecido brilhante e um tom de verde ligeiramente mais escuro. Já tínhamos o equivalente em mangas curtas, fica agora esta.

Esta camisola tem uma história. Veio de Espanha, com origem dita pelo vendedor que teria sido um antigo jogador do Athletic Bilbau. Como diz um colecionador amigo de outro clube, o Malha Azul e Branca, histórias há muitas e acredita quem quer. O verdebranco concorda. No entanto, ter uma indicação destas ajuda a procurar informação de forma mais aprofundada. Primeiro, sendo a camisola claramente de 1985, 1986 ou 1987, fomos ver nas páginas de época da Wiki Sporting, e lá encontrámos o Atlético de Bilbao, que defrontámos e eliminámos nos 1/8 de final da Taça UEFA em 1985, com jogos a 27 de novembro lá e a 11 de dezembro em Alvalade. Na Wiki vimos a constituição das equipas, em que o 10 deveria ter sido o Jaime Pacheco em ambos os jogos. Fomos depois ver fotos no Portal Sporting Memória, que é o maior repositório on-line de fotos do Sporting, e claro, fomos ver também o Jornal Sporting. Com tudo isso, confirmámos que realmente a camisola usada nesses jogos foi exatamente igual a esta, pelo nº 10 Jaime Pacheco.

E com isso ficámos satisfeitos: não prova a origem, até porque exatamente este modelo foi usado em mais alguns jogos, mesmo se muito poucos, mas ajuda a compreender que camisola é esta. Cada um acredita nas histórias que quer, e visto que o vendedor não precisava de contar nada porque o negócio já estava feito, o verdebranco considera que esta camisola tem uma probabilidade muito grande de corresponder a essa eliminatória e esse jogador. Em qualquer dos casos o mais importante: é maravilhosa! Há poucas camisolas com este nível de perfeição.

Sporting Clube de Portugal

1985/86. Camisola de jogo do Jaime Pacheco, usada contra o Atlético de Bilbao em jogo da Taça UEFA

1985/86. Camisola de jogo do Jaime Pacheco contra o Atlético de Bilbao, Taça UEFA


Os dois jogos

Athletic Bilbau - Sporting 27 de novembro de 1985

Sporting - Atlético de Bilbao 11 de dezembro de 1985


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade