Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Uma LCS misteriosa

As camisolas Le Coq Sportif do Sporting ficaram no imaginário dos amantes de camisolas por serem praticamente o ideal do que uma camisola do Sporting dever ser: elegante, intemporal, em geral cor perfeita, listas das mangas alinhadas com o corpo, golas lindas, enfim, Sporting puro. Para além disso, a verdade é que não há uma "camisola LCS do Sporting", mas sim uma imensidão de modelos diferentes - qualquer dia contamos, mas deverão ser mais de 30 modelos diferentes de camisolas de jogador de campo. De vez em quando aparece algo de desconhecido, que é o caso aqui. Este modelo, com a gola assim, foi usado em 1984/85. No entanto, o emblema nessa época estava do lado errado, ou seja, o Leão no lado direito da camisola e o símbolo da Le Coq no lado esquerdo. Com o emblema no lado certo, por cima do coração, não conhecíamos.

De modo que fomos procurar nos arquivos de fotos - e não encontrámos algo que fosse exatamente igual. Encontrámos este modelo com o emblema no lado certo em jogos da formação (pelo menos Juniores) da época 1985/86, mas com o emblema em cima da lista verde.

O vendedor forneceu a informação que esta camisola teria sido trocada com um jogador da equipa alemã FC Köln, contra quem jogámos a 4 e 18 de março de 1986 a contar para os 1/4 de final da Taça UEFA (fomos eliminados com um empate a 1 em Alvalade e derrota 2-0 em Colónia, dois jogos que facilmente poderíamos ter ganho como se pode verificar pelos vídeos). A equipa inicial jogou com o modelo mais comum de 1985/86, que não é este. No entanto, não conseguimos encontrar fotos do nº 14, e os vídeos que descobrimos têm qualidade demasiado má para se conseguir ver. Portanto, não sabemos se o nº 14 (provavelmente Romeu em Alvalade e Carlos Xavier na Alemanha) terá sentado com este modelo ou não - não seria a primeira nem última vez que o Sporting usou modelos diferentes de camisolas no mesmo jogo, mas a verdade é que não sabemos. Para além disso, também era comum (e continua a ser) dar camisolas que já não eram necessárias, ou por terem algum defeito (o que é o caso, o número está infelizmente em mau estado), ou por o modelo já não ser usado.

Ficamos assim ser ter a certeza. É uma camisola Le Coq Sportif, é do Sporting, é original, mas apesar de termos algumas ideias e alguma informação, não sabemos qual a sua história. Em qualquer dos casos, é linda.

Entretanto, descobrimos mais um pouco sobre a camisola, e fizemos um update: Uma Le Coq Sportif misteriosa - parte 2!

Mais importante, no entanto, é que a conseguimos com a ajuda de um colecionador amigo, que a descobriu e ajudou com o contacto. Um grande abraço e obrigado!

Sporting Clube de Portugal

1984/85 e 1985/86. Este modelo foi usado em 1984/85 pela equipa de futebol sénior, mas com o emblema no lado direito. Foi também usado em 1985/86 pela formação (pelo menos juniores), com o emblema na lista verde. Esta camisola foi trocada com um jogador do FC Köln, contra quem jogámos duas vezes em março de 1986.

Com agradecimentos a Pedro Batista

Camisola de Futebol Le Coq Sportif 1986 Sporting - FC Köln

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade