Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


As costas verdes não são uma imposição da UEFA

Desde 2009/10 que as listas desapareceram das costas das camisolas do Sporting. Em vez disso, temos um imenso pano verde, com um rectângulo branco em baixo. Desde sempre que se vem a dizer que isso é devido às normas da UEFA, que impõem um contraste entre o número do jogador e a camisola, e que esse contraste não é possível com um número preto em cima do nosso verde e branco. Por isso, tem que ser ou em cima de verde, ou em cima de branco.

Normas UEFA 2012

Por um lado, isso é verdade. De acordo com o manual de normas da UEFA para equipamentos (que encontram neste link: UEFA Kit Regulations 2012), o contraste entre verde/branco e preto não é suficiente. Claro, podíamos usar números a vermelho, mas não seria uma boa solução!

Acontece que as normas da UEFA no nosso caso realmente obrigam a ter um fundo neutro, de uma única cor, que pode ser branco (como foi em 2004/05), ou verde, como tem sido desde há muitos anos. Mas não obrigam a que seja um "pano" verde monumental a cobrir as costas todas, sem uma lista branca que se veja!

Vejam os diagramas em baixo, extraídos do manual de normas da UEFA. O número pode estar numa caixa branca relativamente pequena, como se usava nos tempos antigos, e até nos anos 1990 - quem não se lembra das camisolas Adidas, que tinham um quadradinho branco em torno do número?

O número em si tem que ter uma altura de 25 a 35 cm. A caixa branca (ou verde) tem que estender 3 cm para cada lado, menos para cima que são só 2 cm. Ou seja, para números de 25 cm as normas da UEFA permitem ter uma caixa com 30 cm de altura e ligeiramente mais de largura (para acomodar números como 22, que são mais largos que altos); digamos, 35 cm de largura. Se os números foram do tamaho máximo, 35 cm de altura, a caixa terá então 40 cm de altura para cerca de 45 de largura. Isto não tem nada a ver com as costas totalmente verdes que temos tido!

Ou seja, as costas verdes não são imposição da UEFA; mas sim uma escolha do Sporting feita em 2009. Antes disso tínhamos caixas verdes (ou brancas) muito mais pequenas, com listas nas costas. A questão de como ter camisolas consentâneas com a nossa tradição é meramente técnica, e pode ser solucionada.


Normas para equipamentos UEFA 2012. O número nas costas

Normas para equipamentos UEFA 2012. Margens no número nas costas


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade