Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


A verdadeira estreia das camisolas listadas: 6 de Novembro de 1927

A história da estreia das camisolas listadas já foi muitas vezes contada, tanto na Wiki Sporting como mesmo na página oficial do Clube, tal como em inúmeros sites e ainda publicações leoninas. É bem conhecido que foi Salazar Carreira que introduziu os equipamentos às riscas verde brancas, no râguebi do Sporting. E, contava a história mil vezes repetida, tinha sido numa digressão ao Brasil que teriam sido estreadas, num jogo a 15 de Julho contra o Fluminense. Há mesmo um filme deste acontecimento, o que dá um maior dramatismo e sensação à história.

Acontece que esta história não é verdadeira, e a estreia das camisolas listadas ocorreu na realidade a 6 de Novembro de 1927, num jogo particular contra o Casa Pia, portanto mais de 9 meses antes do que até agora se pensava! Fizemos essa descoberta a 16 de Fevereiro de 2013, quando estávamos a fazer pesquisa precisamente para a Wiki Sporting, com a qual colaboramos muito regularmente e muito intensamente. Em particular, estávamos à procura em jornais antigos de jogos particulares do antigamente, para fazer as respectivas fichas de jogo, já que o Almanaque do Sporting e outras fontes, têm muito pouca informação sobre esse assunto. E foi aí que encontrámos, no Diário de Lisboa de 7 de Novembro de 1927, o artigo que transcrevemos.

"Foot-Ball" - O resultado dos jogos de ontem

O Sporting e o Casa Pia reataram ontem as suas relações desportivas, interrompidas ha uns três anos, quando da inauguração do campo do Casa Pia. Servira de pretexto para o acontecimento a disputa da taça "António Pinho" - do internacional casapiano que ontem foi abatido ao efectivo...

A festa decorreu com brilhantismo. Simples, despretensiosa, mas com notas salientes de cordealidade, durante os jogos e depois deles.

Em primeiro lugar jogaram os quartos teams dos dois clubs. Venceu o Sporting por 3-1. Ganhou o melhor team. Seguiram-se os teams representativos.

O Sporting estreou ontem o seu novo fardamento. Camisola e meias verdes e brancas, em listas horizontais, e calção preto. É um equipamento bonito, agradável.

O resultado deste jogo foi favorável aos leões, 5-2. Primeiro tempo, 2-1; segundo, 3-1.

Estreia das camisola listadas - notícia no Diário de Lisboa

O mentor e director do Museu Mundo Sporting, Mário Soares Casquilho, encontrou uma foto do jogo, em que se vêem as camisolas listadas! Publicou-a num extenso artigo sobre este assunto no Jornal Sporting de 18 de Abril de 2013. Esta é a foto, que desvanece quaisquer dúvidas que pudessem subsistir!

Estreia das camisola listadas - foto do jogo

Depois, ainda durante a época de 1927/28, o Sporting voltou a usar as camisolas listadas de forma esporádica. Isso aconteceu por exemplo, em jogos particulares contra o Porto, a 31 de Janeiro e a 17 de Junho de 1928, como atestam as fotos em baixo, retiradas do jornal Os Sports. Foi depois destes jogos que ocorreu a digressão ao Brasil.

Camisola listadas - foto do jogo contra o porto a 31 de Janeiro de 1928

Camisola listadas - foto do jogo contra o porto a 31 de Janeiro de 1928o

Camisola listadas - foto do jogo contra o porto a 17 de Junho de 1928


Wiki Sporting

A Wiki Sporting é, de muito longe, a maior fonte on-line de informação sobre o Sporting. Em Fevereiro de 2013, tinha já cerca de 8000 artigos sobre todos os temas respeitantes ao Sporting. É feita por sportinguistas anónimos, cujo nome não aparece em lado nenhum, que trabalham por paixão e sem nada receber em troca. Tem o objectivo de ser o mais completa e o mais fiável possível. Como tal, cruza diversas fontes de informação, recorrendo a material publicado, material on-line, e pesquisa em fontes antigas como o Boletim e Jornal do Sporting, bem como outros meios de comunicação social. Está aberta a receber contribuições de todos os sportinguistas que saibam algo sobre o Clube. Por isso mesmo, o Verdebranco foi à Wiki Sporting, e introduziu lá esta informação, que é uma nota de roda-pé na história do Sporting, mas não deixa de ser interessante. Se sabe alguma coisa sobre o seu Clube, ou se conhece alguém que saiba, como por ex. algum antigo atleta ou dirigente, e se quer partilhar essa informação com o universo leonino, a Wiki Sporting é o sítio ideal!

Wiki Sporting - A enciclopédia on-line do SCP


Encontra mais histórias sobre camisolas do Sporting aqui e todos os temas sobre equipamentos aqui.



© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade