Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


O primeiro patrocínio do futebol do Sporting - FNAC 1987

O Sporting foi dos últimos clubes de Portugal a ter patrocinadores nos seus equipamentos. Os patrocínios com publicidade nas camisolas tornaram-se populares no início dos anos 1980, mas o Sporting resistiu, mantendo as camisolas às riscas verde brancas, apenas com o Leão Rompante ao peito.

Essa situação, que na prática não trazia benefícios ao Clube, acabou durante a presidência de João Amado de Freitas, mais exactamente em Setembro de 1987, já com a época 1987/88 em curso. Isso explica porque é que há camisolas Hummel de jogo sem patrocínio!

Como se sabe, o primeiro patrocinador do Sporting foi a empresa portuguesa FNAC, que nada tem a ver com as lojas FNAC actuais, era a Fábrica Nacional de Ar Condicionado, cujo presidente Alexandre Alves se candidatou uns anos depois à presidência do Benfica.

Talvez por ser conhecida a preferência clubística do presidente da FNAC, aliado ao facto que a FNAC já patrocinava os equipamentos desse clube de Benfica, o Jornal Sporting da altura explica em grande detalhe que a situação do Sporting era anómala, e que não se queria um patrocínio qualquer mas sim de uma empresa importante, e que tinha sido a FNAC a dar o primeiro passo.

Mais ainda, a notícia frisa que o contrato em nada condiciona a vertente desportiva, e assegura que a "grande rivalidade" com a dita agremiação se manterá. E, para não dar ponto sem nó, considera que assim a FNAC terá a sua publicidade nos equipamentos dos "dois clubes de verdadeira expressão nacional".

Amado de Freitas assina o primeiro patrocínio do futebol do Sporting - FNAC 1987

Encontra mais histórias sobre camisolas do Sporting aqui e todos os equipamentos de 1987/88 aqui.


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade