Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola de jogo do Caneira, Sporting 1998/99, número 17

Esta camisola parece ser completamente falsa, e foi essa a nossa primeira reacção quando nos perguntaram se tínhamos interesse. Mas depois pensámos melhor, e fomos averiguar. Em primeiro lugar, porque é que parece falsa? É que o Marco Caneira, jogador da nossa formação, em 1998/99 esteve emprestado ao Beira-Mar, tal como no ano anterior tinha estado no Lourinhanense e no Salgueiros, o que pode ser confirmado na Wiki Sporting, a maior fonte on-line de informação sobre o Sporting. Em segundo lugar, a mesma Wiki Sporting dá como tendo sido nº 17 o Quim Berto.

O primeiro sinal que valia a pena averiguar mais profundamente foi que a história do vendedor era detalhada e convincente. Em geral é fácil detectar artistas que vendem gato por lebre, e aqui não parecia ser o caso. O segundo sinal foi que a Wiki Sporting diz que o Quim Berto chegou em Janeiro de 1999, com a época a meio. Isso quer dizer que na pré-época o seu número poderia ter sido utilizado por outro jogador. Fomos então consultar o fantástico site sportingportugal.net, também conhecido como Jogos do Passado, e lá está o Caneira como nº 17!

Voltámos à Wiki Sporting, e fomos ver se o Caneira teria jogado nalgum jogo, ou se teria sentado como suplente não utilizado. E encontrámos bastantes jogos! Alguns descartámos porque no início da pré-época, ainda foram usadas as camisolas Adidas do ano anterior. Com o nosso arquivo de fotos, sabemos que só a partir do jogo de 5 de Agosto contra a Académica é que os novos equipamentos Reebok foram introduzidos. Descobrimos assim 6 jogos em que Caneira jogou ou a titular ou como suplente utilizado, incluindo o jogo de apresentação aos sócios, de onde esta camisola pode ter vindo! Há ainda um jogo da Taça UEFA em que Caneira sentou mas não jogou, mas aí o patrocínio da Telecel segue um estilo diferente e portanto não pode ser.

Ficamos assim com uma camisola de um jogador da nossa formação, que posteriormente voltou ao Sporting, onde jogou cinco épocas como sénior.

Sporting Clube de Portugal

1998/99. Camisola usada por Marco Caneira num jogo amigável. Absolutamente correcta!

camisola do Marco Caneira de 1998/99: 100% certa, de jogo amigável

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade