Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola da Academia de Atletismo do Sporting, do jovem atleta Pedro Vilaverde

O Verdebranco vive da ajuda dos sportinguistas que nos enviam informação, comentários, e fotos das suas camisolas e equipamentos. Foi com muito agrado e algum orgulho que fomos contactados por um jovem atleta da Academia Sporting de Atletismo, sportinguista de alma e coração, a dizer que tinha uma camisola que ainda não estava no Verdebranco e se não estaríamos interessados em mostrá-la. Claro que estamos, e agradecemos o interesse! E o atleta enviou, junto com as fotos, esta informação preciosa que transcrevemos.

A camisola é rara uma vez que foi feita apenas para os atletas da Academia (escalões jovens portanto). Apareceram no período em que o atletismo do Sporting deixou a Puma passando para a Asics. Nunca esteve à venda na Loja Verde e não acredito que existam mais de 100 camisolas destas dadas as circunstâncias em que foram encomendadas.

Creio que é provavelmente dos mais belos equipamentos do Sporting Clube de Portugal desde sempre: riscas bastante fiéis às dos mais refinados equipamentos listados (não muito finas nem muito largas), um fantástico "verde Sporting", altamente detalhada com uma borda preta em volta do pescoço e das aberturas para os braços, Sporting escrito no topo das costas junto ao pescoço na parte de trás e, salvo erro, com 21 Leões iguais aos do nosso emblema distribuídos por toda a parte da frente da camisola e outros 21 na parte das costas.

A camisola é de competição, 100% Poliéster, neste caso de tamanho S (considerável dado que meço cerca de 1m80cm), é acompanhada por uns calções de fundo verdes que completam o equipamento de competição.

Devo salientar que é feita em Portugal pela Barata Garcia (na etiqueta) e em termos de qualidade é absolutamente fantástica, não ficando atrás de uma Puma, Nike ou Adidas por exemplo.

Tenho mais de 95% de certeza que esta camisola foi mandada fazer na época que cheguei à Academia (2011/2012) e a memória de que pelo menos esta e a dos meus colegas que já lá estavam na altura foram feitas por encomenda para nós porque preenchemos a grelha com os tamanhos que pretendíamos para cada peça do equipamento e eles ainda levaram cerca de 2 a 3 semanas a chegarem às nossas mãos. Esta é ainda a camisola de competição que utilizo para competir.

Sporting Clube de Portugal

2011/2012. Camisola de competição de atletismo, do atleta e sportinguista Pedro Vilaverde. Marca Barata Garcia

Com agradecimentos a Pedro Vilaverde

2011/2012. Camisola de competição da Academia de atletismo do Sporting, do atleta e sportinguista Pedro Vilaverde. Marca Barata Garcia


Um dos leões no tecido da camisolas

São 21 leões embebidos no tecido na parte da frente da camisola, e outros 21 nas costas. É um grande detalhe!

21 leões embebidos no tecido na parte da frente da camisola


Sporting bordado a dourado na parte de trás da gola

Sporting bordado a dourado na parte de trás da gola


Pedro Vilaverde em competição numa das suas primeiras provas, numa foto da Academia Sporting de Atletismo

Pedro Vilaverde em competição, numa foto da Academia Sporting de Atletismo


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade