Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola do Sporting 2012/13: contrafeita vs. oficial: as diferenças ao detalhe

Detestamos a contrafacção barata vinda da Ásia (também há na América do Sul, mas não tem chegado a Portugal, é para o mercado sul-americano), é gente sem escrúpulos a aproveitar-se do Sporting e dos sportinguistas. Não censuramos quem cai nesta armadilha, muitas vezes é por ignorância, outras vezes é mesmo por impossibilidade.

Aliás, a colecção Verdebranco tem bastantes camisolas contrafeitas, incluindo algumas recentes. Já aqui comparámos equipamentos de 2009/10 oficiais com falsos, e até já fizemos isso com equipamentos contrafeitos desta época. A conclusão tem sido invariavelmente que se distingue a camisola oficial do produto falsificado a vários metros de distância.

Chegou-nos às mãos agora mais uma camisola contrafeita do Sporting desta época, do site Tailandês de contrafacção mais popular já há vários anos, e vamos também comparar com a camisola oficial da Loja Verde. Ambas são listadas da época 2012/13, sem personalização e com patrocínio. A oficial da Loja Verde é tamanho M, a contrafeita é L.

Duas camisolas listadas 2012/13 do Sporting: oficial vs. contrafeita

Sporting Clube de Portugal

2012/2013

Novo equipamento listado do Sporting, da Loja Verde. Patrocínio meo em rectângulo preto

Novo equipamento 2012 2013 listado do Sporting, da Loja Verde

 

Sporting Clube de Portugal

2012/2013. Camisola contrafeita da Tailândia, tamanho L

Camisola Sporting 2012/13 contrafeita da Tailândia, Soccertriads

Vistas de longe e com baixa resolução das fotos, as camisolas são muito parecidas. Vamos ver melhor as diferenças, com todos os detalhes. Em todas as fotografias, a camisola oficial da Loja Verde está ou na parte de cima da foto, ou na parte direita. O equipamento contrafeito está ou em baixo na foto, ou à esquerda.

A parte de cima: à primeira vista, parecida!

A parte de cima das camisolas, incluindo a gola, o colarinho, o patch azul da tmn, à primeira vista não apresenta diferenças de maior, à parte o tamanho visto uma camisola ser M e a outra L.

Soccertriads vs Loja Verde. A parte de cima: à primeira vista, parecida!

A gola: diferentes, mas não muito

Nas golas das camisolas vêm-se já algumas diferenças, mas não se pode dizer que sejam muito grandes. O efeito é o mesmo, enquanto que na outra comparação que fizemos, o efeito era muito distinto. A diferença é que a tira branca na camisola contrafeita é mais curta e mais larga. Como também tem dois botões, com abotoamento escondido pela tira dupla, só mesmo tendo as duas camisolas lado a lado é que se nota.

Estes tailandeses não sabem falar francês!

Outra diferença é que o equipamento oficial diz correctamente "Fabriqué en Turquie", enquanto que o fajuto diz "Fabriqué au Turquie", que está completamente errado.

Camisola do Sporting oficial vs contrafeita: a gola

O patch preto da meo: fraca qualidade

Este é mais um elemento em que se vêem diferenças, mas não tão grandes que saltem à vista. Em primeiro lugar, o tipo de letra "meo" é o mesmo, mas no equipamento falso as letras são muito ligeiramente mais achatadas. Por outro lado, o patch do equipamento oficial da Loja Verde é de muito boa qualidade, sem imperfeições, enquanto que na camisola da Tailândia vêem-se e sentem-se as rugosidades.

outra diferença: o patch negro da meo

Uma diferença evidente: o emblema do Sporting

A qualidade do bordado do emblema na camisola contrafeita é muito pior do que no equipamento oficial. O ponto é grosseiro e imperfeito, e há pontos errados e linhas soltas. Aqui, não há engano possível.

diferença evidente: o emblema do Sporting

Outra diferença clara: o Puma bordado

O Puma bordado: camisola contrafeita e camisola oficial do Sporting

Também no Puma bordado no equipamento se nota a diferença. Para além da perfeição do ponto, o Puma fajuto é gordo e sem elegância. Na camisola verdadeira tem-se um ponto fino e perfeito, enquanto que na camisola falsa a linha é mais grossa e com menos pontos. A própria forma do Puma não é bem a mesma

O patrocínio Superbock nas costas: praticamente iguais à vista

O patrocínio Superbock em faixa preta é visualmente praticamente igual. Só se nota a diferença tocando neles, com as duas camisola na mão: o Superbock falso é mais grosso, portanto mais pesado e mais rígido.

Pouca diferença: o patrocínio Superbock nas costas

Diferenças óbvias à vista desarmada: Dry Cell e código QR

O equipamento alternativo pura e simplesmente não tem nem o símbolo Dry Cell nem o código QR (aquele desenho quadrado, uma espécie de código de barras em 2D). Estas são as diferenças que realmente se conseguem ver à distância.

A maior diferença: Dry Cell e código QR

Diferenças graves: o avesso e a (falta de) qualidade

Virando as camisolas do avesso acabam quaisquer dúvidas que pudessem subsistir. Os acabamentos do equipamento oficial da Loja Verde são perfeitos, como seria de esperar. Os acabamentos do equipamento contrafeito são de muito má qualidade.

Grande diferença: o avesso e a falta de qualidade da Soccertriads

A etiqueta: Made in Thailand, a Puma nem é mencionada

A etiqueta da camisola oficial é o típico da Puma: RN 62200, CA 06311, como em todas as camisolas oficiais do Sporting desde há anos. A etiqueta da camisola falsa não tem nada a ver. Diz que é feita na Tailândia, e nem menciona a Puma. É a única parte honesta deste produto!

A etiqueta da Soccertriads: made in Thaliand, pois então!

Finalmente, há mais diferenças: o tipo de letra nos equipamentos personalizados não é exactamente o mesmo. Por exemplo, os números dos jogadores são totalmente pretos nos equipamentos falsos, enquanto que nos oficiais têm um padrão próprio complicado.



© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade