Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


A marca japonesa Asics no atletismo do Sporting: singlet Moniz 2012/13

O atletismo do Sporting tem uma longa tradição, com inúmeros campeões em todos os níveis e competições, nacionais e internacionais. A sua história está feita na secção de atletismo da Wiki Sporting.

Até 2011/12, os equipamentos do atletismo eram feitos pela Puma, tal como todas as outras modalidades do Sporting, visto que o contrato era global, abrangendo todas as secções e todos os desportos praticados no Sporting. A partir de 2012/12, a Puma ficou apenas com o futebol profissional e de formação e com o futsal, e as outras modalidades encontraram fabricantes diversos para os seus equipamentos.

Depois de já ter feito a t-shirt da Primeira Corrida Sporting em Outubro de 2011, a marca japonesa Asics ficou com o patrocínio de um grupo importante de modalidades olímpicas, incluindo o atletismo do Sporting. Mostramos aqui uma camisola Asics comprada na Loja Verde.

Sporting Clube de Portugal

Atletismo, 2012/2013

Camisola de atletismo do Sporting, feita pela marca japonesa Asics. Modelo Singlet Moniz, adquirido na Loja Verde

equipamento de atletismo do Sporting, feita pela marca japonesa Asics. Modelo Singlet Moniz Pereira

Já anteriormente analisámos o "verde Sporting", e mostrámos que, nas últimas épocas, a Puma tem vindo a fazer camisolas com uma componente de azul muito grande, ou seja, tem usado um verde azulado. Decidimos ver que género de verde é que a Asics usou nesta camisola. Os resultados estão na figura em baixo (convém ler o artigo original primeiro, para conseguir interpretar a figura).

análise da cor verde numa camisola do Sporting feita pela Asics

Conclui-se que a tonalidade de verde usada pela Asics está perfeitamente integrada na gama de verdes tradicionalmente usada no futebol profissional do Sporting. No entanto, notamos que os resultados mostrados na figura são normalizados, ou seja, variações na intensidade da cor não aparecem. Isto quer dizer que, para a mesma composição de cor, um verde mais claro ou mais escuro dão o mesmo resultado. Este equipamento Asics é claramente muito claro, mais claro que todas as camisolas que foram usadas na análise de cor. Notamos finalmente que os Estatutos do Sporting são omissos relativamente a este assunto.


Ver também:

O "verde Sporting" - uma análise empírica
O verde da Asics vs. o verde da Puma: camisolas do Sporting de 2012/13
O verde Sporting em pantones


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade