Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola do Da Costa trocada com Márcio do Atlético Mineiro no fim de um jogo particular

É raro conseguirmos descobrir o jogo em que camisolas antigas foram usadas. Aliás, normamente eram usadas durante muitos jogos, por vezes anos a fio! Mas por vezes conseguimos saber o último jogo em que foram usadas - se por acaso no fim do jogo tiverem sido trocadas com outro jogador, que a guarda até chegar às nossas mãos. Por vezes ainda o próprio jogador fica com a camisola por ser de um jogo especial para ele. Este é um desses casos!

Esta camisola vem do Márcio, defesa lateral brasileiro dos anos 1970 que jogou no Atlético Mineiro. Ora o Atlético só fez dois jogos contra o Sporting, ambos amigáveis: um deles em Setembro de 1974; e o outro em 18 de Agosto de 1977. Ora este modelo de camisola, com o número assim recortado a negro directamente sobre as listas verde brancas, tanto quanto saibamos não foi usado em 1974/75, época em que os números estavam sempre por cima de um quadrado de pano branco. Pelo contrário, em 1977/78 já apareceram, pela primeira vez nesta década, os números apostos directamente sobre a camisola. Com isto, identificámos o jogo exacto!

E conseguimos também identificar o jogador, que é o Da Costa; também brasileiro, jogou como titular nesse jogo na posição correspondente ao número 5, e temos fotos dessa época que confirmam que quando titular efectivamente usava o número 5.

Sporting Clube de Portugal

1977/1978

Camisola usada em jogo por Da Costa, trocada com o brasileiro Márcio no fim do jogo contra o Atlético Mineiro a 18 de Agosto de 1977

Camisola do Da costa Sporting - Atlético Mineiro 18 de Agosto de 1977


Comparação com outra camisola semelhante

De forma muito interessante, constatamos que o número é em pano grosso, enquanto que outras camisolas semelhantes, com a mesma gola e o número directamente em cima da camisola, têm o número em feltro. Ficamos a saber que houve modelos diferentes de camisolas muito parecidas umas com as outras. Suspeitamos que este modelo, com o número em pano, foi usado em 1977/78, e o outro, com o número em feltro, em 1979/80. MOstramos em baixo, à esquerda, uma camisola que acreditqamos ser de 1979/80, e à direita esta camisola de 1977.

camisolas do Sporting de 1977 e 1979

E as mangas também são diferentes, no remate o ponto é diferente e o tecido também, como se vê na foto

ponto e tecido diferentes em duas camisolas antigas


© 2009-2017 Nuno Barradas 40755-0