Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Protótipo da Puma - camisola de teste feita para o Sporting em 2006/07

O site verdebranco tem uma secção inteira dedicada a samples, camisolas de teste feitas durante o processo de planeamento dos equipamentos da época seguinte. Esse processo começa quase com um ano de antecedência. Inicialmente costumam ser feitos diversos tipos de camisola, com detalhes diferentes ou mesmo de modelo totalmente diverso.

A camisola que aqui mostramos pertence a essa categoria, e é, aliás, o primeiro e mais antigo sample feito pela Puma para o Sporting que alguma vez vimos. Corresponde à época 2006/07, a primeira em que a Puma equipou o Sporting, e são de longe as piores camisolas que a Puma fez para o Sporting: o emblema era estampado, tinha demasiadas listas, e a qualidade por ex. dos patrocínios era fraca.

Este sample apresenta diversas diferenças relativamente à versão final que acabou por ser vendida aos adeptos. Em primeiro lugar, a diferença mais óbvia é que não tem gola. Não sabemos se era assim mesmo e se se chegou a pensar fazer camisolas sem gola, mas achamos isso pouco provável. Possivelmente será uma versão muito inicial em que tais "detalhes" ainda não estavam pensados.

Há duas diferenças menos óbvias mas que teriam feito uma grande diferença: o emblema é o tradicional bordado, e não estampado, e tem um número de riscas praticamente normal! Na imensa maioria dos samples que conhecemos a versão final é superior aos testes, o que é normal: afinal deve ser para isso que os testes servem, para melhorar o produto final. Neste caso isso não aconteceu, e é pena, a Puma podia ter começado com o pé direito, e em vez disso começou com uma camisola que logo na altura levou a protestos por parte de alguns adeptos.

Veja mais samples aqui, e mais protótipos rejeitados aqui.

Sporting Clube de Portugal

2006/2007 Vencedor da Taça e Supertaça

Sample da Puma. Deve ser uma das primeiras camisolas protótipos a ter sido feita pela Puma. Não tem gola, as listas são mais grossas e portanto em menor número que na versão final, e o emblema é bordado e não estampado.

Com agradecimentos a Hugo Costa

Protótipo da Puma - camisola de teste feita para o Sporting em 2006/07

Protótipo da Puma - equipamento de teste feita para o Sporting em 2006/07


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade