Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Samples da Reebok 2002/03 - camisolas de teste ou player issue

À primeira vista estas camisolas parecem ser perfeitamente normais. A primeira é uma camisola listada de 2002/03, aparentemente semelhante a todas as outras camisolas dessa época. A segunda parece ser uma camisola Stromp da época anterior, 2001/02, isto porque o modelo usado foi o mesmo nas duas épocas, e a diferença mais notória é que as camisolas de 2002/03 tinham o escudo de campeão nacional na manga, e esta não tem.

Mas vejamos melhor. A camisola listada tem o escudo de campeão na manga esquerda, enquanto que as réplicas o tinham na manga direita. Acontece que são as camisolas de jogo que costumam ter, tal como tinham nessa época, o escudo (e por vezes patrocínios) na manga esquerda, porque a direita em geral é reservada para os patches das competições - por exemplo o patch da Liga. Por outro lado, esta camisola tem nas costas um espaço em branco reservado para o nome e número de jogador, enquanto que as réplicas vendidas na Loja Verde tinham as listas todas à volta da camisola. Ou seja, esta camisola é uma player issue, igual às camisolas de jogo usadas pelos jogadores de futebol do Sporting, mas sem a personalização e os patches das camisolas de jogo.

A camisola Stromp é um caso mais complicado. Primeiro, aconselhamos que examinem com cuidado as camisolas Stromp das épocas de 2001/02 e 2002/03. Deverão ter notado que em 2001/02, o emblema do Sporting era debruado a negro, e a marca do fabricante era escrita com letra grande: "Reebok". A camisola que aqui mostramos, no entanto, tem o emblema do Sporting debruado a branco, e o nome do fabricante escrito em lerta pequena: "reebok", o que são detalhes típicos da época seguinte, 2002/03. Então, como explicar a ausência do escudo de campeão nacional? A razão é que esta camisola é um sample, uma camisola protótipo de teste produzida para verificação antes da produção final. Como tal, foi feita muito antes do campeonato de 2001/02 ter chegado ao fim, e ainda não se sabia que íamos ser campeões!

Para acabar, notamos que estas duas camisolas provêm da mesma fonte, ligada ao Sporting.

Sporting Clube de Portugal

2002/03. Camisola listada reebok player issue. Camisolas como esta, com estes detalhes, nunca foram vendidas. O símbolo de campeão está na manga esquerda, as costas têm um espaço para o número e nome

Sporting 2002/03. Camisola listada reebok player issue. Camisolas como esta, com estes detalhes, nunca foram vendidas

 

Sporting Clube de Portugal

2002/03. Equipamento Stromp sample. É o modelo de 2002/03, mas não tem o escudo de campeão - foi feito antes do fim do campeonato 2001/02!

modelo de 2002/03, mas não tem o escudo de campeão, feito antes do fim do campeonato 2001/02

© 2009-2017 Nuno Barradas 40755-0