Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola listada do Pongolle, usada num jogo da liga portuguesa em 2010

Sinama-Pongolle jogou pouco tempo no Sporting, nesse tempo jogou poucas vezes, e nessas vezes jogou pouco. Para além disso, com a situação financeira do Sporting já na fase periclitante, foi uma contratação ruinosa que entre valores oficiais de compra, prémios, salários, e valores recebidos, custou mais de 6 milhões de euros ao Sporting.

Por isso vamos falar não do jogador mas antes da camisola, que é listada (mais ou menos) e tem o emblema do Clube (apesar de lhe faltar o SCP), e apesar de ser uma das mais feias camisolas que o Sporting alguma vez teve, de uma das épocas em que pior futebol jogámos, continua a ser uma camisola do Sporting e portanto tem um valor intrínseco extraordinário.

Quando a comprámos estranhámos um pouco porque o patrocínio da tmn azul nas outras camisolas de jogo da época de 2009/10 que temos na coleção verdebranco era centrado numa lista verde, ocupando parte das listas brancas por cima e por baixo, enquanto que nesta o patrocínio está quase alinhado por baixo com o início de uma lista verde, e ocupa apenas parte da lista de cima. E o patrocínio meo preto no ombro esquerdo está por cima de uma lista verde, enquanto que nas outras camisolas de mangas curtas que mostramos está numa lista branca.

Fomos então à procura desta camisola. O Pongolle jogou em cinco jogos da liga portuguesa na época 2009/10, e em dois deles o Sporting usou as camisolas alternativas verde alface. Sobram três jogos, e fomos procurar fotos, que mostramos em baixo.

Sporting Clube de Portugal

2009/2010. Equipamento listado de jogo do Sinama Pongolle, avançado francês

2009/2010. Camisola listada do Sporting de jogo do Sinama Pongolle


Sporting - Leixões, 9 de Janeiro de 2010, 15ª jornada do Campeonato Nacional

Este foi o jogo de estreia de Sinama-Pongolle no Sporting. Entrou na segunda parte, ao minuto 59, quando o jogo estava empatado. Acabou por ser Tonel que deu a vitória ao Sporting a minutos do fim do jogo. Vê-se claramente nas fotos que a camisola que está a usar é igual à que aqui mostramos. Pode ser este o jogo em que Pongolle usou a nossa camisola.

Pongolle no Sporting - Leixões, 9 de Janeiro de 2010, 15ª jornada

Sporting - Académica, 9 de Janeiro de 2010, 18ª jornada do Campeonato Nacional

Sinama-Pongolle jogou a titular, e saiu ao minuto 71, num jogo que foi a quarta derrota consecutiva do Sporting. Mais uma vez se a camisola do Pongolle, e é igual à que mostramos. Aliás, é possível que seja a mesma camisola, usada em dois jogos diferentes.

Pongolle no Sporting - Académica, 9 de Janeiro de 2010, 15ª jornada

Paços de Ferreira - Sporting, 12 de Fevereiro de 2010, 19ª jornada do Campeonato Nacional

Este é o terceiro e último jogo do campeonato em que o Pongolle jogou, em que o Sporting vestiu o equipamento principal com as camisolas listadas. Estava muito frio e Pongolle usou uma camisola de mangas compridas neste empate a zero bolas.

Pongolle no Paços de Ferreira - Sporting, 12 de Fevereiro de 2010, 19ª jornada

Conclusão

Concluímos que a camisola que mostramos é a que Sinama-Pongolle usou ou contra o Leixões, ou contra a Académica, ou em ambos esses jogos. Não ficamos especialmente satisfeitos nem com os jogos nem com o jogador, mas é o que é e vale o que vale: a camisola em sim, é boa.


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade