Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Produção dos equipamentos do Centenário pela Reebok

Foi a 1 de Julho de 2005, dia em que o Sporting fez 99 anos e começou as comemorações do ano do Centenário, que se começou a fazer a apresentação dos novos equipamentos na festa do aniversário do Clube. Antes disso não havia data certa, por vezes os novos equipamentos apareciam em fins de Julho, até em início de Agosto, e houve inícios de época em que chegámos a jogar com equipamentos da época anterior. Por vezes já eram publicitados e estavam à venda bem antes, logo depois do fim da época futebolística.

Encontrámos no Jornal Sporting de 12 de Julho de 2005 um artigo que explica em detalhe as opções tomadas para a produção dos equipamentos do Centenário pela Reebok. Nuno Barros, então responsável da Reebok para a área do futebol, explicou uma série de factos interessantes.

O Sporting ter tido, em ano de centenário, dois equipamentos históricos, que ainda hoje são muito valorizados pelos adeptos, não foi fruto do acaso. A Reebok foi recuperar a tradição do Clube, investigando os seus equipamentos mais representativos ao longo da história. Para tal, fez uma recolha de imagens de equipamentos Stromp clássicos. Para o equipamento tradicional istado verde e branco, foram buscar inspiração ao ano da conquista da Taça das Taças, juntando todos os anteriores emblemas do Clube ao actual. Todo este trabalho foi feito em colaboração com o Museu Mundo Sporting e com o então seu director, Mário Casquilho.

As cores diferiram das normalmente utilizadas, precisamente devido a essa aproximação ao passado. Por outro lado, reproduzir od tecidos da altura dos equipamentos teria sido impossível, visto originalmente os equipamentos serem em tecido natural, que não se adequa aos dias de hoje. A Reebok foi desenvolver um novo tecido para estes equipamentos, com uma textura que desse uma imagem do antigo, sem parecerem terem sido feitas com um tecido moderno, isto apesar de terem todos os tramentos exigíveis em equipamentos desportivos de alta competição. No fundo, conseguiu-se dar uma imagem de antiguidade com a qualidade do presente, e note-se que as camisolas Stromp e as listadas foram feitas do mesmo tecido.

frente e costas de camisola antiga do Sporting da King Sport de Espinho

E, realmente, os equipamentos foram um enorme sucesso. Em particular isso aconteceu com o equipamento Stromp, que costuma ser fabricado todos os anos com algumas variantes, ao contrário dos anos antes do centenário em que o equipamento Stromp era visto como o parente pobre. Mais uma vez com um grande cuidado e pensamento postos na sua elaboração, o equipamento Stromp acabou por ser mais vendido do que o tradicional listado, o que aconteceu pela primeira e única vez.

avesso de camisola antiga do Sporting da King Sport de Espinho

Foi então realizada uma inciativa de criar um pacote especial para coleccionadores, com uma edição especial da camisolas listada sem publicidade, com mil unidades numeradas. O kit incluía a camisola e um relógio com a imagem da camisola e do Centenário, pelo preço de €85, considerável para a altura. Esta edição numerada esgotou-se muito rapidamente, e hoje em dia é extremamente difícil de encontrar.

etiqueta de camisola antiga do Sporting da King Sport de Espinho


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade