Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola comemorativa do Complexo Alvalade XXI

Esta camisola é claramente alusiva ao Complexo Alvalade XXI. Mas durou-nos bastante tempo a ter uma ideia bem formada sobre a origem desta camisola. Já vimos iguais à venda nas bancas em redor de Alvalade em dia de jogo, mas nunca nos deu para comprar uma, olhávamos e não percebíamos bem o que era. Vista ao de longe parecia que tinha um tom acinzentado. Mas visto mais de perto, são centenas e centenas de nomes que estão escritos sobre as listas!

Recentemente tivemos curiosidade de finalmente descobrir que camisola é esta, e começámos a perguntar. E tivemos respostas diversas e completamente diferentes! Houve quem referisse ter sido uma camisola oferecida a todos os que trabalharam para fazer o Alvalade XXI, incluindo os operários das obras. Houve ainda quem dissesse que são os nomes das pessoas que adquiriram os lugares de leão, que foram 6122, embora, se for esse o caso, mais provavelmente isso incluirá quem adquiriu os 600 lugares leoninos, os 744 lugares VIP, e eventualmente os 52 camarotes VIP (que têm 6 ou 8 lugares cada). Dá um total de 7500 lugares especiais, o que parece muito nome para caber numa camisola. Por outro lado, sendo o Sporting um clube razoavelmente elitista, e sendo os operários da construção civil muitas vezes subcontratados por empreiteiros, não parece muito provável que se tenham feito camisolas com os nomes de todos esses desconhecidos que, com o seu suor e trabalho, ergueram o novo Alvalade.

Fizemos uma estimativa rápida de quantos nomes cabem na camisola. Contámos numa linha 15 nomes, e em cada lista verde ou branca cabem 14 linhas. São 19 listas com nomes à frente e outras 19 atrás. Tudo isto daria 7980 nomes, um número muito perto dos 7500 lugares especiais. Fomos então à procura de nomes conhecidos do universo sportinguista... e encontrámos bastantes nomes conhecidos, que de certeza absoluta não andaram a carregar sacas de cimento, nem em Alvalade nem em lado nenhum.

Concluímos portanto que os nomes nesta camisola são os de todos aqueles que contribuíram para a construção do Alvalade XXI adquirindo um lugar especial.

E depois acabámos por descobrir que de facto assim é! Em vez de mudarmos esta página, falamos disso no blogue do Verdebranco!

Sporting Clube de Portugal

2003/04. Camisola comemorativa do Complexo Alvalade XXI, com os nomes de sportinguistas que contribuíram para a construção do novo Estádio José Alvalade. De uma colecção particular

Com agradecimentos a Hugo Costa

Camisola comemorativa do Complexo Alvalade XXI, com os nomes de sportinguistas que contribuíram para a construção do novo Estádio José Alvalade

21 leões embebidos no tecido na parte da frente da camisola


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade