Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


O Sporting em todo o lado: Dresden, capital da Saxónia

O Sporting está em todo o lado. Já esteve no topo do Everest, levado pelo alpinista Ângelo Felgueiras, já esteve no oceano Atlântico nos Picos de Gorringe, está em todo o mundo porque em todo o mundo há sportinguistas.

Esta t-shirt, que diz "Sporting, three hundred & sixty five days a year" (acrescentamos nós, 366 nos anos bisextos!), está aqui em Dresden, capital do Freistaat Sachsen, o Estado Livre da Saxónia, na Alemanha do Leste, hoje pertencente à República Federal Alemã.

Com uma história muito rica, Dresden é uma das grandes cidades da cultura alemã. Inúmeros compositores e poetas lá trabalharam. Schiller escreveu o seu Hino à Alegria, actualmente o hino da Europa, para a Loja Maçónica de Dresden. A ópera O Cavaleiro da Rosa de Richard Strauss foi estreada na Semperoper, uma das mais belas Casas de Ópera da Europa, posteriormente destruída na guerra e reconstruída integralmente seguindo os planos originais.

Augusto II o Forte (August der Starke), assim chamado em parte porque se diz que teria tido entre 365 a 382 filhos de inúmeras amantes (para quem em geral construía palácios, o que explica porque é que toda a região em torno de Dresden está cheia de palácios e palacetes), reinou entre 1694 e 1733, e foi um grande patrono das artes. Foi ele o responsável pela construção barroca da Frauenkirche, e é ele o "Cavaleiro Dourado".

Sporting Clube de Portugal

Sporting t-shirt "Three hundred & sixty five days a year", em Dresden junto ao Goldener Reiter, e sobre o Elba, na ponte August Der Starke, com o palácio real à direita e a Fraunkirche à esquerda.

Sporting Lissabon (Portugal) Goldener Reiter August der Starke, Dresden

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade