Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisolas esquisitas do Sporting - parte 2

Já explicámos anteriormente o que queremos dizer com> "camisolas esquisitas" do Sporting. Aqui vamos mostrar mais algumas.

Camisola do João Pinto de 2001/02

Esta camisola à primeira vista é de jogo, mas olhando melhor colocam-se algumas dúvidas. Em primeiro lugar, o patrocínio é típico das competições europeias. Por outro lado, não tem o patch da Taça UEFA - nem podia, como nos fez notar um sportinguista atento em 2022, visto que nesse ano não usámos patch UEFA. Podia portanto ser uma camisola preparada para João Pinto. Um outro detalhe é que o número de jogador é o correcto, mas para as competições nacionais. para a Taça UEFA foi usado outro tipo de número, sem o logo da marca Reebok (algo que confirmámos para outras camisolas europeias, mas não para listadas de mangas curtas deste ano). Mesmo assim, esta pode ser uma camisola que começou a ser preparada para João Pinto, e descoberto o engano no número já não levou o patch UEFA. Ficamos na dúvida.

Sporting Clube de Portugal

2001/2002

Camisola de João Pinto. Patrocínio Taça UEFA, mas nº 25 modelo do campeonato nacional.

Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo

Grande artista João Pinto Sporting Lissabon Spielertrikot


Equipamento do Paulo Bento da pré-época 2003/04, modelo do ano anterior

O primeiro jogo de preparação do Sporting na pré-época de 2003/04 foi contra o Alverca, a 16 de Julho de 2003, com Fernando Santos a treinador, e José Couceiro como treinador adversário. O Sporting perdeu 0-1 no Estádio António Almeida Correia em Alcochete, num jogo cuja receita reverteu na totalidade a favor dos Bombeiros Voluntários de Alcochete. A história do jogo vem relatada no Jornal Sporting de 22 de Julho de 2003.

A camisola que se mostra em baixo é a que o Paulo Bento usou nesse jogo. É muito esquisita, já que é o modelo da época anterior, 2002/03. Mais ainda, em 2002/03 as camisola tinham o escudo de campeão nacional referente ao título de 2001/02. Nesta, esse escudo está lá, mas está coberto por um patch autocolante que representa o emblema do Sporting. Isso vê-se muito bem numa foto do site Portal Sporting Memória, que para além de ser o maior repositório de vídeos do Sporting, tem ainda um acervo impressionante de fotos.

Sporting Clube de Portugal

Pré-época 2003/2004

Modelo de 2002/2003

Maglia indossata Paulo Bento Sporting Lisbona Portugal

Fotos do jogo Sporting-Alverca pré-época Julho 2003

Camisola listada player issue 2004/05

Esta camisola é mais um engano por parte do roupeiro do Sporting. É o modelo da Taça UEFA, mas ainda não tem nem o patrocínio aposto, nem o patch da UEFA. Tem o tipo de letra errado, da época anterior, e assim não foi usada. Foi oferecida ao roupeiro do AZ Alkmaar quando da primeira mão das meias finais da Taça UEFA, que o Sporting ganhou por 2-1.

Sporting Clube de Portugal

2004/2005

player issue, vinda de dentro do Clube.

Player issue UEFA Sporting Portugal 2005 Custodio AZ Alkmaar


Inexplicável: uma camisola reserva UEFA mas do jogador errado

Em 2010/11, subitamente e sem aviso, o Sporting usou camisolas que não se sabia que existiam: brancas quando a alternativa era preta com o ombro em verde. A primeira vez foi no jogo fora contra o Levski Sofia, e depois no jogo fora contra o Rangers. A razão foi explicada depois, nem a camisola listada nem a alternativa normal faziam um contraste suficiente, e o equipamento Stromp não pode ser usado em competições europeias, a não ser que o Sporting aceitasse desvirtuá-lo (o que já aconteceu no passado) com um quadrado mono-colorido nas costas.

Assim, todos os anos há uma camisola de reserva, mas até 2010/11 não tinha sido usada. Neste ano, foi completamente branca, tal como a camisola que se mostra. Acontece que esta é sempre uma camisola para os jogadores de campo, e o Stoikovich é um guarda-redes, que nesta época estava emprestado. Para além disso, este equipamento não tem o patch da Liga Europa. Basicamente, não acreditamos que seja uma camisola de jogo. Achamos que é uma simples camisola branca da Puma do modelo correcto, a que foi aposto o emblema do Sporting, o nome do Stoj, e um número qualquer. Mas podemos estar enganados, e esta pode ser mais uma camisola estranha mas verdadeira.

Sporting Clube de Portugal

2010/2011. Quarta camisola, terceira alternativa: equipamento de reserva para a Liga Europa. Personalizada com o nome do Stojkovic. Estas camisolas nunca foram postas à venda. Foram usadas em dois jogos fora (Rangers e Levski Sofia). Não é de jogo

equipamento de reserva Liga Europa do Sporting alternativo branco 2010 2011


Equipamento alternativo 2011/12 em preto: totalmente contrafeito!

Em 2011/12 o equipamento de reserva para as competições europeias (que acabou por ser também usado nas competições nacionais). foi igual ao do ano anterior, mas em preto. talvez para satisfazer uma procura desse quarto equipamento por parte dos adeptos Sportinguistas, os bandidos da contrafação internacional decidiram, já com a época a meio (algures entre Janeiro e Fevereiro de 2012), fazer camisolas alternativas do Sporting pretas. Mas como não tinham o modelo correcto, limitaram-se a produzir equipamentos iguais aos alternativos normais, que eram todos brancos, mas usando tecido preto. Este é um desses equipamentos contrafeitos.

Sporting Clube de Portugal

2011/2012

Equipamento alternativo negro semelhante aos oficiais mas com cor diferente, e de má qualidade. Personalizado Onyewu, com patch da Liga Europa muito mal feito, e etiqueta de preço Puma falsificada

Equipamento alternativo negro Personalizado Onyewu, com patch da Liga Europa Puma Sporting 2011 2012

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade