Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Camisola do Sporting 2009/10: falsa ou verdadeira?

Há muitas décadas que se fazem camisolas contrafeitas do Sporting. No verdebranco há toda uma secção dedicada a esses equipamentos falsos do Sporting. No entanto, até uma certa altura eram fáceis de distinguir, visto que só imitavam o modelo geral das camisolas, muitas vezes de forma grosseira, e não tentavam imitar a marca e tentar fazer-se passar pelo produto original

Foi só no Século XXI que apareceu a contrafacção maliciosa, em geral de origem asiática. As imitações pretendem ser o mais perfeitas possível, de modo a enganar os incautos. Aí, há duas variedades de incautos e duas maneiras de enganar. Uma são os adeptos que querem ter uma camisola do Sporting da época corrente, mas que não podem ou não querem comprá-la na loja. Aí, compram uma falsificação sabendo ao que vem, e o que mais desejam é que seja o mais perfeita possível. A outra maneira são os inúmeros revendedores que vendem em todos os cantos da net os equipamentos contrafeitos anunciando-os como sendo "100% oficiais e com etiqueta". Nesse caso, os compradores são pura e simplesmente enganados.

Mostramos em baixo duas camisolas do Sporting, ambas listadas da época 2009/10, ambas personalizadas com o nome e número de um jogador que na altura ainda se pensava ter um mínimo de respeito próprio e pelo Clube que o formou. Uma foi comprada na Loja Verde, a outra vem de um popular site asiático de contrafacção.

Duas camisolas: uma verdadeira, uma falsa, ambas personalizadas da mesma forma

Sporting Clube de Portugal

2009/2010. Oficial, tamanho M. Adquirida na Loja Verde.

Sporting Moutinho camisola 2009 2010

 

Sporting Clube de Portugal

2009/2010. Contrafeita proveniente de Singapura, tamanho M.

Sporting Portugal Moutinho camisola 2009 2010

À primeira vista as duas camisolas são quase iguais. Vamos agora ver melhor para distinguir as diferenças. Em todas as fotos, a camisola verdadeira está ou na parte de cima da foto, ou na parte direita. A camisolas contrafeita está ou em baixo na foto, ou à esquerda.

Primeira diferença: a caixa azul da tmn

Nesta época, os bandidos não percebiam muito de equipamentos da liga portuguesa, e usaram nas camisolas do Sporting o modelo de caixa azul da tmn usado nas camisolas do Porto, ou seja com uma pequena borda a branco. Nas camisolas oficiais do Sporting Clube de Portugal, essa borda não existe. Note-se que na época seguinte os bandidos aprenderam, e começaram a usar a caixa azul correcta, tornando mais difícil a distinção à distância.

Primeira diferença: a caixa azul da tmn

Segunda diferença: o emblema do Sporting, o leão rompante

A qualidade do bordado do emblema no equipamento falsificado é muito pior do que no equipamento verdadeiro. O ponto é grosseiro e imperfeito, nalguns equipamentos chega a haver pontos errados e pontas soltas.

Segunda diferença: o leão rompante e o emblema

Terceira diferença: o Puma bordado

Também no Puma bordado na camisola se nota a diferença de perfeição do ponto. Na camisola verdadeira tem-se um ponto fino e perfeito, enquanto que na camisola falsa a linha é mais grossa e o bordado tem falhas.

Terceira diferença: o Puma bordado

Quarta diferença: o Sporting na parte de trás do pescoço

Também a palavra "sporting" bordada na parte de trás do pescoço é bem diferente nas duas camisolas. No entanto, o Verdebranco nota que aqui a diferença não é relevante, porque em ambos os casos o que salta à vista é que está escrito com "s" pequeno, o que contribui para as camisolas de 2009/10 serem das piores que alguma vez tivemos. Sporting é, sempre, com letra maiúscula.

Quarta diferença: o Sporting na parte de trás do pescoço

Quinta diferença: logo da Liga Sagres errado

Nos números aparece o logotipo da Liga Sagres. Na camisola verdadeira (em cima) o logo é maior do que na falsificada.

Quinta diferença: logo da Liga Sagres errado

Sexta diferença: tipo de letra no nome e no patrocinador

Claramente, aqui as diferenças são muitas. O tipo de letra é aparentemente o mesmo, mas o tamanho é completamente diferente. Mais fácil de ver à distância, em muitas letras há demasiado branco: por ex., no centro do "O" e entre as pernas do "H", ou entre os dois braços do "U", no equipamento falso está preenchido a branco, enquanto que no verdadeiro isso não acontece, está com o verde do tecido.

Sexta diferença: tipo de letra no nome e no patrocinador

Sétima diferença: o avesso, a qualidade

Virando as camisolas do avesso acabam quaisquer dúvidas que pudessem subsistir. Os acabamentos da camisola verdadeira da Loja Verde são perfeitos, como seria de esperar. Os acabamentos do equipamento contrafeito parecem feitos num qualquer vão de escada. Não há nenhuma preocupação com qualidade nem com nada.

Sétima diferença: o avesso, a qualidade

Finalmente, há mais diferenças: o tecido da camisola falsa é mais leve, 10 a 20%, e a camisola é um pouco mais curta. Tudo para poupar, claro. E nas camisolas contrafeitas lavando uma ou duas vezes em geral começa a sair o nome e o número, e também têm muito menos resistência geral.



© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade