Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Equipamento oficial do Sporting vs. sample, no ano do babete da Puma

Foi em 2009/10 que os equipamentos oficiais do Sporting tiverem o famoso "babete" da Puma. O template em si, que tinha duas "garras" vindas dos ombros para o centro do topo do peito, até era bastante bonito, mas aplicado a camisolas listadas, com uma área toda verde no meio feita num tecido diferente, não resultou. Os adeptos do Sporting rapidamente apelidaram o equipamento 2009/10 como "a camisola do babete".

Para além disso, as camisolas listadas não tinham listas. Nos lados a interrupção, também num tecido todo verde diferente do resto da camisola, era enorme. Nas costas o "buraco verde" sem listas era também enorme, e em equipamentos tamanho L, havia uma única "lista" branca ao fundo. Na prática, era uma camisola verde, com rectângulos brancos dispersos num padrão mais ou menos regular, interrompido nas laterais, no pescoço, e nas costas. Este template decididamente não resultou para o Sporting.

E no entanto, teria sido possível fazer ainda pior! Chegou-nos às mãos uma camisola de teste desta época, feita antes da produção começar nas fábricas, e muito antes da venda ao público que começa em Julho. É um sample da Puma, um equipamento de teste feito para o Sporting ajustar detalhes, mudar alguma coisa enquanto ainda é possível. Vamos aqui comparar com uma camisola oficial comprada na Loja Verde.

O babete em versão tigrada

A camisola oficial da Loja Verde está na parte de cima da foto, e o sample de teste está colocado por cima da camisola oficial, uo seja na parte de baixo da foto. A parte interna da gola tem um padrão com umas riscas cinzentas, que parece uma zebra ou as riscas de um tigre. Para além disso, na zona do babete, o sample é feito de um tecido diferente que também tem umas riscas negras que formam um padrão tigrado. A mesma coisa acontece junto ao pescoço na parte de trás da camisola, como se pode ver na segunda foto. Um leão, um puma, e um tigre tudo na mesma camisola, não é uma camisola é um jardim zoológico!

O babete do Sporting em versão tigre: um autêntico jardim zoológico!

Um Leão, junto com um puma e um tigre no mesmo equipamento oficial do Sporting

As mangas e o debruado do equipamento

Nas mangas da camisola continua o tal padrão tigrado, com as risquinhas cinzentas. Como curiosidade, isso só acontece na manga direita, a manga esquerda é toda em preto tal como depois veio a acontecer nos equipamentos oficiais. Claramente, os responsáveis do Sporting quiseram comparar as duas opções - e escolheram a melhor! Pode-se ver ainda que a forma do debruado preto ou tigrado é diferente, tornou-se mais pequeno e mais arredondado na versão final. Finalmente, o equipamento de teste também tinha o debruado no fundo com o mesmo padrão, que desapareceu nos equipamentos oficiais.

Mangas da camisola de teste e da camisola oficial

o debruado no fundo da camisola também tem o padrão com risquinhas

A frase do Visconde de Alvalade

Na parte da frente da camisola, em baixo à esquerda, há um autocolante transparente com letrinhas amarelas que dizem"Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa" Visconde de Alvalade (Fundador do Sporting Clube de Portugal, 1906). É muito kitsch, e numa camisola que vai ser usada e lavada, muito rapidamente o sticker com a frase se iria deteriorar. Notamos que foi feita ainda um outro sample, em que na mesma zona estava, a letras amarelas mas bordadas, apenas"SINCE 1906".

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa

Encontra mais camisolas de teste do Sporting aqui e todos os equipamentos de 2009/10 aqui.


© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade