Effort, Dedication, Devotion and Glory. This is Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Asics no andebol vs. Puma no futebol - camisolas do Sporting de 2012/13

A partir de época de 2012/13 o Sporting voltou à situação que havia antes da Reebok se ter tornado o fabricante dos equipamentos de todas as modalidades do Sporting, para além do futebol. Isso aconteceu em 1998/99, e desde aí tinha sido essa a situação, também com a Puma.

O contrato da Puma acabou em 2011/12, e para 2012/13 (e ainda mais um ano de opção), o novo contrato de patrocínio da Puma apenas abrange o futebol profissional e de formação, e o futsal. As outras modalidades ou encontram um patrocinador próprio, ou vestem equipamentos Puma de épocas anteriores.

A marca japonesa Asics assinou contrato com o Sporting para as modalidades Triatlo, Atletismo, Andebol e Rugby, e patrocina ainda a Corrida Sporting. Já mostrámos anteriormente camisolas Asics, uma alternativa do andebol, e um equipamento do atletismo.

Aqui, vamos comparar duas camisolas listadas oficiais da mesma época: uma Puma de futebol, e uma Asics do andebol.

Camisolas oficiais do Sporting lado a lado: Asics e Puma

Camisolas oficiais do Sporting lado a lado: Asics e Puma, andebol e futebol

Equipamentos oficiais do Sporting de futebol e andebol, Asics e Puma, andebol e futebol: os emblemas

É óbvio que os dois equipamentos são bastante diferentes um do outro, como seria de esperar. Desde a largura das riscas à maneira como as mangas se integram no corpo, passando pela gola, pelo tom de verde e pelo próprio emblema, todos os detalhes são diferentes. Mesmo assim, são claramente camisolas do Sporting!

Equipamentos oficiais do Sporting da Asics, de andebol e atletismo

Equipamento oficial do Sporting de andebol e atletismo da Asics

Comparando as duas camisolas Asics, de andebol e atletismo, vemos que há elementos comuns, tais como a largura das riscas e o ponto usado para unir as diversas peças de pano usadas em cada equipamento. O emblema é diferente, é um patch para o andebol e apenas estampado para o atletismo, talvez para o tornar mais leve e para não ter pontos dentro da camisola, que podem perturbar os atletas sobretudo em provas de resistência de longa duração.

Há ainda uma outra diferença clara, o equipamento de atletismo tem um tom de verde mais claro que o equipamento de andebol. Sendo a mesma marca, não se entende o porquê desta diferença. Em qualquer dos casos, vale a pena analisar o tom de verde. Vamos analisar a cor com o método já anteriormente usado. Convém ler o artigo original sobre o "verde Sporting" primeiro:

O verde Sporting - uma análise empírica

Feito isso, podemos agora ver quais os resultados para estes equipamentos do Sporting de 2012/13:

O verde da Asics e o verde azulado da Puma

O verde da Asics e o verde azulado da Puma

A linha traçada a preto corresponde à variabilidade dos tons de verde que se tem verificado em camisolas do Sporting consideradas por uma maioria de sportinguistas como correspondendo ao "verde Sporting". Nessa linha encontram-se camisolas de jogo dos anos 1970, camisolas Le Coq sportif, Hummel, Umbro, Adidas, Reebok, e Puma nos seus primeiros anos de contrato.

Os dois pontos mostrados para a Puma são as camisolas de 2012/13 e de 2011/12. É óbvio que se afastam daquilo que é normalmente considerado o "verde Sporting", basicamente por serem verde-azuladas, ou seja, têm uma componente de azul superior ao normal. Pelo contrário, os dois equipamentos da Asics, tanto de andebol como de atletismo, caem exactamente na linha correspondente ao "verde Sporting". Para o nosso gosto, o equipamento de atletismo é demasiado claro, enquanto que o de andebol tem um verde quase perfeito.



© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade