Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


A camisola usada pelo Rodrigo Tello na meia-final na Holanda contra o AZ Alkmaar

Não vamos falar aqui da final da Taça UEFA em 2004/2005. Vamos fingir que estamos ainda a 5 de Maio de 2005, na Holanda, a disputar a segunda mão da meia final da Taça UEFA.

Para lá chegar, tínhamos tido noites de glória inesquecíveis. Perdemos nos quartos de final em Newcastle, cidade feia de gente feia, por 1-0 depois do grande Ricardo, na altura o melhor guarda-redes português de muito longe, ter sido violentamente agredido na cara, e ainda por cima ter sido assobiado pelos cães que ali passam por fãs de futebol. Depois de estar a perder por 0-1 em Alvalade, demos a volta e marcámos quatro golos.

Depois disso, ganhámos por um perigoso 2-1 em Lisboa contra o AZ Alkmaar, equipa até então desconhecida que tinha sido a grande surpresa da prova. Na Holanda estávamos a perder por 3-1, resultado que nos colocava na amarga posição de ter de ver uma final em nossa casa, mas disputada por outros.

Foi aí que, já no fundo fim dos fins do tempo de compensação, há canto no lado direito. E passa-se o seguinte:

Foi o canto marcado por Rodrigo Tello mais importante da sua carreira, e também o golo mais importante da carreira de Miguel Garcia.

Tello declarou depois "foi a maior alegria da minha vida profissional, uma alegria enorme e o momenso mais sublime da minha carreira. Ainda hoje, quando vejo o vídeo da partida, fico arrepiado e com pele de galinha".

Esta é a camisola usada por Tello nessa mítica noite, que deixou os sportinguistas cheios de esperança. Foi oferecida, no avião na viagem de regresso, a uma sportinguista que viajava, mais uma vez, com a equipa. Tem as marcas do jogo, com costuras rebentadas e ainda nódoas que lembram a lama do campo. Mostra o que é o Sporting.

Sporting Clube de Portugal

2004/2005

Camisola de jogo, usada por Tello na segunda mão da meia final da Taça UEFA contra o AZ Alkmaar.

Com agradecimentos a Marina de Almeida Silva

semi final da Taça UEFA AZ Alkmaar Sporting CP equipamento de jogo do Tello

© 2009-2027 Nuno Barradas 22967-0 | política de privacidade