Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting

Sporting Clube de Portugal verde branco


Maria da Conceição Lopes

Conceição ou São, como era conhecida na altura, pertenceu à equipa de jogadoras de basquetebol que ganhou o primeiro título feminino do Sporting nesta modalidade. Foi o Campeonato Nacional da 2ª Divisão em 1969/70, sob o comando do treinador Edgar Vital. Esta é uma página pouco conhecida da história do Sporting, já que há pouca informação disponível. A Wiki Sporting tem alguma coisa, mas não há dados suficientes no Jornal Sporting para conseguir contar toda a história.

Na realidade, esta foi a quarta equipa feminina de basquetebol formada no Sporting. Equipas tinham sido formadas em 1936/37 e 1955/56, mas não conseguiram ter uma continuidade. O mesmo se passou em 1964/65. Esta terceira tentativa finalmente teve sucesso, e depois do Campeonato da 2ª Divisão em 1970, a equipa continuou a progredir, acabando em 2ª lugar na 1ª divisão em 1972/73 e finalista da Taça de Portugal. As sementes estavam lançadas, mas em 1974 foi decidido pela direcção do Sporting não continuar. Seria preciso esperar por 2012/13 para voltar a ter uma equipa feminina de basquetebol a envergar as listas verde brancas.

Mostramos aqui equipamentos de uma jogadora desta altura, do início dos anos 1970. Foram por ela oferecidos ao Museu do Sporting em 18 de Maio de 2014, dia mundial dos museus. Tivemos a oportunidade de nesse dia ver e fotografar os equipamentos, por amabilidade da jogadora e da responsável do Museu, a Mestre Lúcia Paula.

Para além de serem extraordinariamente bonitos, estes equipamentos ensinam algo importante para a história da camisola do Sporting: A camisola listada tem a gola redonda e o emblema típico dos anos 1970, que foi introduzido nas camisolas de futebol apenas a partir de 1973. No entanto, esta camisola é de 1971/72. Isto quer dizer, tal como já suspeitávamos, que estas camisolas de gola redonda foram primeiro utilizadas por outras modalidades, e possivelmente pelos juniores de futebol, e apenas depois pelo futebol sénior.

Encontra as camisolas de outros jogadores do Sporting aqui e todos os equipamentos do Sporting aqui.

 

Sporting Clube de Portugal

1970, equipamento alternativo de Basquetebol de Maria da Conceição Lopes. Feito pela Casa Senna

Com agradecimentos à jogadora, Sra. D. Maria da Conceição Lopes

Maria da Conceição Lopes Sporting

 

Sporting Clube de Portugal

1971/72, camisola listada de Basquetebol de Maria da Conceição Lopes. Patrocínio Lacoste

Com agradecimentos à jogadora, Sra. D. Maria da Conceição Lopes

Maria da Conceição Lopes Sporting Basquetebol feminino

 

Sporting Clube de Portugal

1971/72, blusão de Basquetebol de Maria da Conceição Lopes

Com agradecimentos à jogadora, Sra. D. Maria da Conceição Lopes

Maria da Conceição Lopes Sporting blusão antigo

Equipa de basquetebol feminino do Sporting de 1971

© 2009-2027 Nuno Barradas 40755-0